Determinantes do desempenho escolar: um estudo para a região Norte de Minas Gerais, com ênfase no ensino fundamental

Autores

  • Daniel Brito Alves Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Maria Elizete Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i27.5423

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, Educação, Norte de Minas

Resumo

Os benefícios individuais e sociais proporcionados pela educação podem possibilitar a uma sociedade
alcançar maiores níveis de crescimento e desenvolvimento econômico. Considerando a importância desse fato, o
presente estudo objetivou investigar os determinantes do desempenho escolar no 5° ano do ensino fundamental,
no âmbito da região Norte de Minas Gerais. A análise abrangeu a educação básica, por ser um dos principais
pilares para a formação do capital humano, fator particularmente importante no contexto de uma região como a
norte mineira, considerada uma das menos desenvolvidas do Estado. Utilizou-se como metodologias a Teoria de
Resposta ao Item e os modelos de regressão hierárquicos. Verificou-se, entre outros resultados, que a
intervenção dos pais ou responsáveis e o capital cultural afetam positivamente a proficiência dos alunos, o que
coloca em evidência o papel do ambiente familiar e a necessidade premente de considerar esse aspecto na
formulação de políticas educacionais.

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Alves, D. B., & Gonçalves, M. E. (2019). Determinantes do desempenho escolar: um estudo para a região Norte de Minas Gerais, com ênfase no ensino fundamental. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 16(27), 19. https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i27.5423

Edição

Seção

Artigos