Alfabetização financeira de estudantes do ensino público no sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9245Palavras-chave:
Conhecimento financeiro. Finanças pessoais. Hábitos financeiros.Resumo
Este estudo buscou avaliar a alfabetização financeira de estudantes do curso técnico em Administração do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, localizado na região sudoeste do Paraná. Trata-se de pesquisa descritiva, amostragem por conveniência e corte transversal realizada com 44 estudantes. A coleta de dados foi por meio de um questionário estruturado, respondido pelos estudantes presentes na sala de aula nos dias 12 e 13 de agosto de 2019. Os dados foram tratados com estatística básica, para apuração da frequência em percentual. A análise de hábitos financeiros se pautou nas respostas mais adequadas financeiramente, com base na literatura pesquisada, sem atribuição de pontuação. Em conhecimento financeiro, foi atribuído peso 1 para cada questão com resposta correta e 0 para incorreta, utilizando critério OECD/INFE, que recomenda acertos de, no mínimo, 70% das questões. Os resultados mostraram que os estudantes de modo geral possuíam bons hábitos para compras e controle do orçamento pessoal ou familiar. Dois aspectos negativos foram em relação à baixa adesão a seguros e planejamento de aposentadoria, quando a maioria deles afirmou não possuir seguro e encontrar-se despreocupado com a aposentadoria. Quanto ao conhecimento financeiro, o nível de acertos foi de 56%, uma vez que 75% a 98% dos estudantes acertou cinco entre nove questões apresentadas. Considerando este nível de acertos para conhecimento financeiro, os resultados positivos e outros que precisam ser melhorados em hábitos financeiros, avalia-se que os estudantes ainda necessitam adquirir novos conhecimentos e hábitos financeiros para se tornarem efetivamente alfabetizados financeiramente.
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