Modelagem econométrica dos preços de carros populares do tipo hatch utilizando a regressão linear múltipla
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v15i26.4458Keywords:
Carros usados e seminovos, Regressão linear múltipla, ModelosAbstract
O presente estudo tem o objetivo de elaborar um modelo que explique as oscilações nos preços de
venda dos automóveis populares usados e seminovos do tipo hatch. Foram coletadas 385 observações contendo o
preço de venda e as principais características das principais marcas de veículos negociados no mercado interno
brasileiro. Para construir o modelo a técnica utilizada foi a regressão linear múltipla. Os resultados obtidos
evidenciaram que 85,5% da variabilidade dos preços de vendas podem ser explicadas pelas variáveis
quilometragem (km), idade (id), potência (mt) do motor (1.000 cilindradas ou maior), combustível único ou flex
(tc), existência de ar-condicionado (ar), veículo com 2 ou 4 portas (por), existência de dispositivo de alarme (al),
modelos dos automóveis (Gol, mod1; Palio, mod2; Novo Uno, mod3, Corsa, mod5; Celta, mod6), cor branca
(c2), existência de airbag (ab) e presença de dispositivo elétrico nos vidros (vid). Em relação aos aspectos de
validade e ajuste, o desempenho do modelo foi satisfatório, tendo em vista o fato de não violar os pressupostos
necessários para a execução da regressão linear múltipla. O modelo final provou ser uma ferramenta que
contribui para a redução de assimetria informacional nesse mercado, pois revelou os principais atributos
responsáveis pela oscilação dos preços dos automóveis.