Competências gerenciais: um estudo com gestores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII – Patos, PB.

Autores/as

  • Ana Caline Borges
  • Simone Costa Silva
  • Odilon Avelino da Cunha

Palabras clave:

Competências, Competências gerenciais, Processo gerencial

Resumen

No atual contexto de competitividade, os recursos financeiros e tecnológicos não são mais suficientes para conferir diferencial competitivo às organizações. Dessa forma, os indivíduos e suas competências constituem elementos de diferenciação estratégica para o sucesso corporativo. O presente artigo teve como objetivo analisar as competências gerenciais indispensáveis aos professores em cargo de gestão no Campus VII da UEPB e o grau de importância dado aos conhecimentos, habilidades e atitudes considerados essenciais à função de gestor. Para isso, utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quali-quantitativo, além de um estudo de caso, cuja ferramenta básica foi a aplicação de questionário fechado com base nos modelos de Urbanavicius Jr. et al. (2006) e Leboyer apud Gramigna (2002). Conforme apontaram os resultados, as competências, a capacidade para resolução de problemas e a ética profissional obtiveram maior relevância no exercício da função gerencial entre os pesquisados. Atribuiu-se ao empreendedorismo o menor valor para o sucesso gerencial. De modo geral, os gestores da instituição de ensino compreendem a importância das competências assinaladas, contudo alguns atributos indispensáveis ao processo gerencial deixaram de ser melhor avaliados. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Borges, A. C., Costa Silva, S., & da Cunha, O. A. (2016). Competências gerenciais: um estudo com gestores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII – Patos, PB. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 11(18). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/2059

Número

Sección

Administração