Competências gerenciais: um estudo com gestores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII – Patos, PB.
Palabras clave:
Competências, Competências gerenciais, Processo gerencialResumen
No atual contexto de competitividade, os recursos financeiros e tecnológicos não são mais suficientes para conferir diferencial competitivo às organizações. Dessa forma, os indivíduos e suas competências constituem elementos de diferenciação estratégica para o sucesso corporativo. O presente artigo teve como objetivo analisar as competências gerenciais indispensáveis aos professores em cargo de gestão no Campus VII da UEPB e o grau de importância dado aos conhecimentos, habilidades e atitudes considerados essenciais à função de gestor. Para isso, utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quali-quantitativo, além de um estudo de caso, cuja ferramenta básica foi a aplicação de questionário fechado com base nos modelos de Urbanavicius Jr. et al. (2006) e Leboyer apud Gramigna (2002). Conforme apontaram os resultados, as competências, a capacidade para resolução de problemas e a ética profissional obtiveram maior relevância no exercício da função gerencial entre os pesquisados. Atribuiu-se ao empreendedorismo o menor valor para o sucesso gerencial. De modo geral, os gestores da instituição de ensino compreendem a importância das competências assinaladas, contudo alguns atributos indispensáveis ao processo gerencial deixaram de ser melhor avaliados.