Competências gerenciais: um estudo com gestores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII – Patos, PB.

Autores

  • Ana Caline Borges
  • Simone Costa Silva
  • Odilon Avelino da Cunha

Palavras-chave:

Competências, Competências gerenciais, Processo gerencial

Resumo

No atual contexto de competitividade, os recursos financeiros e tecnológicos não são mais suficientes para conferir diferencial competitivo às organizações. Dessa forma, os indivíduos e suas competências constituem elementos de diferenciação estratégica para o sucesso corporativo. O presente artigo teve como objetivo analisar as competências gerenciais indispensáveis aos professores em cargo de gestão no Campus VII da UEPB e o grau de importância dado aos conhecimentos, habilidades e atitudes considerados essenciais à função de gestor. Para isso, utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quali-quantitativo, além de um estudo de caso, cuja ferramenta básica foi a aplicação de questionário fechado com base nos modelos de Urbanavicius Jr. et al. (2006) e Leboyer apud Gramigna (2002). Conforme apontaram os resultados, as competências, a capacidade para resolução de problemas e a ética profissional obtiveram maior relevância no exercício da função gerencial entre os pesquisados. Atribuiu-se ao empreendedorismo o menor valor para o sucesso gerencial. De modo geral, os gestores da instituição de ensino compreendem a importância das competências assinaladas, contudo alguns atributos indispensáveis ao processo gerencial deixaram de ser melhor avaliados. 

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Como Citar

Borges, A. C., Costa Silva, S., & da Cunha, O. A. (2016). Competências gerenciais: um estudo com gestores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VII – Patos, PB. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 11(18). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/2059

Edição

Seção

Administração