Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades

Autores/as

  • Elmara Pereira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Educação online. Pandemia.

Resumen

A pandemia de COVID-19 impôs uma nova ordem, um outro ritmo para a humanidade. O nosso cotidiano mudou e a escola tem tentado se ressignificar. A proposta deste artigo é apresentar alguns desafios e possibilidades da educação em tempos de pandemia e suscitar diálogos e reflexões sobre ensino remoto, educação a distância, educação online e sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais em rede para a formação de pessoas críticas, criativas, autônomas, autoras, em um tempo que o exercício da cidadania se impõe. Consideramos que as tecnologias da informação e comunicação, as plataformas virtuais de aprendizagem, as redes sociais devem ser vistos como propulsores da criação de novas relações com a informação, com o tempo, com o espaço, consigo mesmo e com os outros. Em tempos de pandemia, mais do que nunca, a educação é convocada a se singularizar, a se reinventar buscando outras possibilidades pelo uso das tecnologias digitais e pela habitação nos ambientes virtuais de aprendizagem. O artigo apresenta, também, a experiência dos cursos online do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista-Bahia, escola pública de educação complementar vinculada à Secretaria de Educação do Estado Bahia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elmara Pereira de Souza

Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA), com estágio na Universidad Nacional de Educación a Distancia – Espanha, Mestre em Educação (UFRGS), com ênfase em tecnologias na educação, vice-diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista – BA. 

Citas

BAHIA. Decreto nº 12.829, de 04 de maio de 2011. Centros Juvenis de Ciência e Cultura - CJCC. Salvador, BA.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CETIC. TIC Kids Online Brasil. Disponível em: <https://cetic.br/pesquisa/kids-online/> Acesso em jun. 2020.
DELEUZE G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia?. Rio de Janeiro. Editora 34. 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf>
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020, v.20.
PENÍNSULA, I. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/> Acesso em: jun. 2020
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. da S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online/>Acesso em: mai.2020.
PRETTO, N. de L. (Org.). Tecnologia e novas Educações. Salvador/Bahia: Edufba, 2005. v. 1, 230 p.
SANTOS, B. de S. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671.
SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119> Acesso: jun. 2020.
SEIXAS, R. O dia em que a terra parou. 1977. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/raul-seixas/discografia/o-dia-em-que-a-terra-parou-1977/>. Acesso em jun. 2020.
SOUZA, E. P de. Cartografia da produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem para a formação de docentes online. Tese de doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, 2013.

SOUZA, E. P de. Educação (a distância) desterritorializada e a formação de docentes on-line. In: SALES, M. V. S. Tecnologias e educação a distância: os desafios para a formação. Salvador: Eduneb, 2018.

SOUZA, E. P de; MOURA, L. S. Constructionism as an Epistemological Option in Courses of Youth Center for Science and Culture – Bahia - Brazil. Constructionism 2018, Vilnius, Lithuania.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2002
WHO. World Health Organization. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019> Acesso em jun. 2020.

Publicado

2020-09-04

Cómo citar

Souza, E. P. de. (2020). Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 17(30), p. 110-118. https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127

Número

Sección

Artigos