A representatividade como estímulo à retenção de conhecimentos: uma dinâmica possível para a aprendizagem significativa

Autores/as

  • Maria Raidalva Nery Barreto
  • Luciana Aquino Ribeiro
  • José Roberto Tavares Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i31.7977

Palabras clave:

Aprendizagem significativa. Ideia-âncora. Identidade. Representatividade. Retenção de conhecimento.

Resumen

Pormenorizar os processos de aquisição do conhecimento é um desafio para pesquisadores das distintas áreas. Considerando a aprendizagem um fenômeno que comporta a amplitude social e cultural dos indivíduos, as vivências no decorrer da história pessoal podem firmar um conjunto conceitual que permite aquisição e retenção de conhecimento. Este artigo tem como objetivo avaliar a representatividade da identidade culturalmente negra como ideia-âncora que contribui para a retenção de conhecimentos de alunos da graduação oriundos da periferia de Salvador. A pesquisa de natureza exploratória e empírica está fundamentada sob a perspectiva da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel (2001). Utiliza como amostra alunos da graduação em Comunicação Social da UNIFTC Campus Paralela, no período de agosto a dezembro de 2018, a partir do projeto gráfico elaborado para uma revista impressa. Legitimar o processo de afirmação da identidade étnico racial durante a experiência acadêmica potencializa a aprendizagem sendo possível contribuir com uma sociedade multicultural.

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Biografía del autor/a

Maria Raidalva Nery Barreto

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2017), com estágio doutoral pela USP; Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional pela UNEB (2009); Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia (2004); Graduada em Pedagogia (UNEB/1984), Docente do IFBA. Docente no Curso de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA/UNEB/SENAI-CIMATEC/LNCC/UEFS). 

Luciana Aquino Ribeiro

Luciana Aquino Ribeiro é aluna especial do Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento do IFBA / UFBA / UNEB. 

José Roberto Tavares Sampaio

José Roberto T. Sampaio é aluno especial do Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento do IFBA / UFBA / UNEB. 

Citas

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Publicado

2021-02-08

Cómo citar

Raidalva Nery Barreto, M. ., Aquino Ribeiro, L. ., & Roberto Tavares Sampaio, J. . (2021). A representatividade como estímulo à retenção de conhecimentos: uma dinâmica possível para a aprendizagem significativa . Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 18(31), 284-295. https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i31.7977

Número

Sección

Artigos