Satisfação dos usuários do aplicativo de compra on-line da Rede Pontual Supermercados

Autores/as

  • Eduardo Júnio de Araújo
  • Edson Arlindo Silva
  • Rafaella Dutra Goulart

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9496

Palabras clave:

Satisfação. Aplicativo de compra. Consumidor. Setor supermercadista.

Resumen

Nos últimos anos, as novas tecnologias ocupam cada vez mais espaço em nosso meio e têm facilitado o trabalho no dia a dia das empresas (ALVES, 2009; GONÇALVES, 2007). Cientes dessa realidade, muitos estabelecimentos buscaram conciliar os benefícios resultantes da utilização de softwares à necessidade de atrair e fidelizar clientes. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de identificar os principais fatores geradores de satisfação com o uso do aplicativo de compra on-line da rede Pontual Supermercados, localizada no município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. O método utilizado foi o estudo de caso (BARDIN, 2010; VERGARA, 2015; YIN, 2005), com análise descritiva e interpretativa de conteúdo, e o instrumento de coleta de dados um questionário (survey). Os resultados do diagnóstico realizado entre usuários do aplicativo Pontual mostram que fatores como comodidade, rapidez, economia de tempo, promoções, preços e bonificações interferem na satisfação e contribuem significativamente para a fidelização de usuários/clientes, conforme demonstram os estudos de Alberto (2009), Gonçalves (2007) e Lima (2001). A presente pesquisa pode concorrer para ampliar o debate sobre o tema, bem como auxiliar a rede Pontual Supermercados e outras organizações do mesmo ramo de atividade na tomada de decisões e na escolha de um método (aplicativo de compra on-line) que, além de atrair clientes, reduz custos, concorre para a racionalização de processos (como a redução de panfletos e materiais impressos, por exemplo) e, consequentemente para a responsabilidade socioambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Júnio de Araújo

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal (Ituiutaba-MG). 

Edson Arlindo Silva

Pós-Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e Professor da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal (Ituiutaba-MG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC/CNPq/UFU). Consultor Ad hoc e Pesquisador-Bolsista de Produtividade do CNPq. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). 

Rafaella Dutra Goulart

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal. 

Citas

ABRAS. Associação Brasileira de Supermercados. Análise das 500 maiores. São Paulo: ABRAS, 2019.

______. Associação Brasileira de Supermercados. Concessão de crédito ao consumidor é o caminho escolhido por muitas redes de supermercados em busca de clientes mais fiéis e comprando mais. São Paulo: ABRAS, 2019.

______. Associação Brasileira de Supermercados. Ranking 2019: autosserviço. São Paulo: ABRAS, 2019.

ALBERTO, Solange. Fidelização de clientes na distribuição moderna. 2011. Dissertação (Mestrado em Publicidade e Marketing) - Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, 2011. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/47130954.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2019.

ALVES, Danilo Mulatti; GOEDERT, Adriano Rogério. Satisfação dos consumidores em relação ao ponto de venda nos supermercados de Nova Esperança, PR. Revista Cesumar, v. 14, n. 1, 2009, p. 11-33.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Ed. rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2010.

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1992.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, maio/jun. 2006, p. 20-29.

GONÇALVES, Helmer José. Fidelização de clientes. 2007. Especialização em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/14026>. Acesso em: 22 out. 2019.

HAAK, Marianne Kellner. Programa de qualidade e a motivação para o trabalho: um estudo exploratório no setor de serviços. São Paulo: Revista de Administração de Empresa, v. 35, n. 3, 2000, p. 60-70.

LIMA, Marjori Rosa Souto. Satisfação dos consumidores em relação às compras em um supermercado virtual: Um estudo em uma capital de um Estado Brasileiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MANGONI, Mari Andréia Luchetta. Elaboração de plano de marketing promocional para empresa FLM Representações Ltda. à luz da Comunicação Integrada de Marketing. 2008. Trabalho de Conclusão (Estágio em Administração) - Universidade do Vale do Itajaí: Itajaí, 2008. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Mari%20Andreia%20Luchetta%20Mangoni.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2019.

PMI. Prefeitura Municipal de Ituiutaba. Decreto lei 9.363 de 20 de março de 2020. Contingenciamento no município de Ituiutaba, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Disponível em: https://www.ituiutaba.mg.gov.br/n/noticia/novo-decreto-determina-o-fechamento-de-diversos-setores-do-comercio-de-ituiutaba. Acesso em: 21 mar. 2020.

RÉVILION, Anya Sartori Piatnicki. Um estudo sobre a satisfação do consumidor com o setor supermercadista em Porto Alegre. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ROSA, Getúlio; AKEGAWA, Rita de Cássia Dias; MOURA, Marcelino; SANTOS, Marilene. Análise quanto aos processos de qualidade no atendimento aos clientes de uma rede de supermercados na região do triângulo mineiro. Anais do XII congresso nacional de excelência em gestão & III Inovarse responsabilidade social aplicada, Rio de Janeiro, Setembro, 2016.

SAMARA, Beatriz Santos. Formas de uso e motivações de usuários de celulares da classe c. 2016. 246f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

SILVA, Jussara Goulart da. O coalinhamento das ações táticas mercadológicas com a expectativa dos consumidores: Caso da rede 20 de supermercados. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

SOUZA, Jéssica Silva; MAGRINI, Maria Angélica de Oliveira. Produção do espaço e consumo: um estudo a partir da atividade supermercadista em Ituiutaba-MG. Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia, v. 9, n. 1, 2017, p. 107-128.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

YIN. Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2021-09-17

Cómo citar

Júnio de Araújo, E. ., Arlindo Silva, E. ., & Dutra Goulart, R. . (2021). Satisfação dos usuários do aplicativo de compra on-line da Rede Pontual Supermercados. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 18(32), 290-305. https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9496

Número

Sección

Artigos