Satisfação dos usuários do aplicativo de compra on-line da Rede Pontual Supermercados

Autores

  • Eduardo Júnio de Araújo
  • Edson Arlindo Silva
  • Rafaella Dutra Goulart

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9496

Palavras-chave:

Satisfação. Aplicativo de compra. Consumidor. Setor supermercadista.

Resumo

Nos últimos anos, as novas tecnologias ocupam cada vez mais espaço em nosso meio e têm facilitado o trabalho no dia a dia das empresas (ALVES, 2009; GONÇALVES, 2007). Cientes dessa realidade, muitos estabelecimentos buscaram conciliar os benefícios resultantes da utilização de softwares à necessidade de atrair e fidelizar clientes. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de identificar os principais fatores geradores de satisfação com o uso do aplicativo de compra on-line da rede Pontual Supermercados, localizada no município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. O método utilizado foi o estudo de caso (BARDIN, 2010; VERGARA, 2015; YIN, 2005), com análise descritiva e interpretativa de conteúdo, e o instrumento de coleta de dados um questionário (survey). Os resultados do diagnóstico realizado entre usuários do aplicativo Pontual mostram que fatores como comodidade, rapidez, economia de tempo, promoções, preços e bonificações interferem na satisfação e contribuem significativamente para a fidelização de usuários/clientes, conforme demonstram os estudos de Alberto (2009), Gonçalves (2007) e Lima (2001). A presente pesquisa pode concorrer para ampliar o debate sobre o tema, bem como auxiliar a rede Pontual Supermercados e outras organizações do mesmo ramo de atividade na tomada de decisões e na escolha de um método (aplicativo de compra on-line) que, além de atrair clientes, reduz custos, concorre para a racionalização de processos (como a redução de panfletos e materiais impressos, por exemplo) e, consequentemente para a responsabilidade socioambiental.

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Biografia do Autor

Eduardo Júnio de Araújo

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal (Ituiutaba-MG). 

Edson Arlindo Silva

Pós-Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e Professor da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal (Ituiutaba-MG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC/CNPq/UFU). Consultor Ad hoc e Pesquisador-Bolsista de Produtividade do CNPq. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). 

Rafaella Dutra Goulart

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal. 

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Júnio de Araújo, E. ., Arlindo Silva, E. ., & Dutra Goulart, R. . (2021). Satisfação dos usuários do aplicativo de compra on-line da Rede Pontual Supermercados. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 18(32), 290-305. https://doi.org/10.22481/ccsa.v18i32.9496

Edição

Seção

Artigos