Depoimento: sofrimento psíquico e físico de uma professora de ensino superior experiente

Autores

  • Elisabeth Loiola

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i36.14070

Palavras-chave:

Professora ensino superior. IES. Depoimento. Sofrimento psíquico e físico

Resumo

Trata-se de depoimento sobre processo de intenso e prolongado sofrimento psíquico e físico, vivenciado por 10 anos, por experiente professora do ensino superior. Sua motivação é estimular reflexões sobre o trabalho em IES pública e papéis que exercemos, por omissão ou por ação, na criação dessas organizações e de suas práticas. Tomando como referência a concepção de organização como construção social, sua autora implica-se como sujeito ativo na estruturação desse ente e de suas práticas, e reconhece que o relato feito pode estar sujeito a outras versões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth Loiola

Professora Visitante UESB, doutora em Administração. ID ORCID: 0000-0003-3759-9048. 

Referências

BALL, S. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.

CEDERSTRÖM, C., & HOEDEMAEKERS, C.. On dead dogs and unwritten jokes: Life in the university today. Scandinavian Journal of Management, 28(3), 229-233, 2012. 10.1016/j.scaman.2012.05.007

LINHART, Danièle. Modernisation et précarisation de la vie au travail. Papeles del Centro de Estudios sobre la Identidad Colectiva (CEIC), n. 49, 2009. Disponível em: . Acesso em 10 de novembro de 2014.

PATARAIA, N.; MARGARYAN, A.; FALCONER, I.; LITTLEJOHN, A.. Discovering academics’ key learning connections: An ego-centric network approach to analyzing learning about teaching. Journal of Workplace Learning, v. 26, n. 1, p. 56-72, 2014.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017. 112 p. (Feminismos Plurais).

SANTOS, L. L. de C. P. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade. Campinas, v. 25, n.89, p.1145-1157, 2004.

SOUZA, A. N. de S et al.. Relações de Trabalho Docente: Emprego e Precarização do trabalho. Plano Nacional de Educação (PNE): questões desafiadoras e embates emblemáticos/Ivany Rodrigues Pino, Dirce Djanira Pacheco e Zan (Organização). Brasília, DF: Inep, 2013. 249 p.

TÄUBER, S. (2022). Women academics’ intersectional experiences of policy ineffectiveness in the European context. Frontiers in Psychology, 13, 2275. 10.3389/FPSYG.2022.810569

World Top 100 Business & Management / Business Administration Scientists in Brazil 2023” (https://www.adscientificindex.com/top-100-scientist/?page=top100&tit_sub=Business+%26+Management+%2F+Business+Administration&country_code=br&tit=Business+%26+Management. Acesso: 15/09/2023)

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Loiola, E. . (2023). Depoimento: sofrimento psíquico e físico de uma professora de ensino superior experiente. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 20(36), 92-108. https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i36.14070

Edição

Seção

Artigos