Características do perfil e dos negócios dos microempreendedores individuais no município de Campos Novos–SC

Autores

  • Márcia Marcondes Diniz de Freitas
  • Diego Gadler
  • Amanda Telles

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i29.6657

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Informalidade, Microempreendedor individual.

Resumo

O aumento no número de microempreendedores individuais na economia brasileira, bem como o seu desempenho e a atenção destinada à legislação tributária no Brasil têm tornado a figura do MEI mais representativa no cenário empresarial. O presente artigo tem o objetivo de analisar as características do perfil e dos negócios dos microempreendedores individuais do município de Campos Novos–SC. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e da pesquisa bibliográfica e documental. A amostra possui caráter intencional e os dados são de fontes secundárias, com base em informações do Portal do Empreendedor e da Receita Federal do Brasil. Os resultados apontam o perfil do microempreendedor individual: em sua maioria, do sexo masculino, com atividades voltadas à alvenaria. Evidenciam-se, ademais, um crescimento no número de MEI no município e uma homogeneidade na receita bruta declarada, com exceção do ano de 2018. Os microempreendedores têm grande relevância no âmbito regional, com evolução da taxa de adesão de trabalhadores informais ao programa e nível de adimplência considerável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Marcondes Diniz de Freitas

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora da Unoesc, Campus de Joaçaba. 

Diego Gadler

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professor e Diretor da Unoesc, Campus de Campos Novos. 

Amanda Telles

Acadêmica da 7ª fase do curso de Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). 

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Freitas, M. M. D. de, Gadler, D., & Telles, A. (2020). Características do perfil e dos negócios dos microempreendedores individuais no município de Campos Novos–SC. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 17(29), p. 55-67. https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i29.6657

Edição

Seção

Artigos