Formação de professoras dos anos iniciais para a educação das relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/enrev.v1.14241

Palavras-chave:

Formação de professoras, Relações étnico-raciais, Grupo de discussão

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma análise acerca da contribuição de um processo formativo realizado com professoras sobre os conhecimentos étnico-raciais.  O lócus de investigação foi a Escola Municipal Padre Antônio Molina, situada na comunidade do Barro Preto, no município de Jequié-BA. A abordagem metodológica utilizada para captar suas percepções, subjetividades, teorias e conhecimentos acerca das questões étnico-raciais foi o Grupo de Discussão, que tem caráter teórico-dialógico e se constituiu como uma intervenção formativa. Apresentamos os dados de três grupos de discussão. As análises apontam que os conhecimentos das professoras ainda são bastante colonizados e que o grupo de discussão possibilitou a ampliação sobre as relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Michelle Gomes Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Educação Física (UESB). Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB). Professora da Educação Básica

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas (PPGREC) e Ensino (PPGEn).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Gomes Freitas, M., & Eugenio, B. (2023). Formação de professoras dos anos iniciais para a educação das relações étnico-raciais . Ensino Em Revista, 1, e14241. https://doi.org/10.22481/enrev.v1.14241

Edição

Seção

Artigos