Formação de professoras dos anos iniciais para a educação das relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.22481/enrev.v1.14241Palavras-chave:
Formação de professoras, Relações étnico-raciais, Grupo de discussãoResumo
Este artigo tem por finalidade apresentar uma análise acerca da contribuição de um processo formativo realizado com professoras sobre os conhecimentos étnico-raciais. O lócus de investigação foi a Escola Municipal Padre Antônio Molina, situada na comunidade do Barro Preto, no município de Jequié-BA. A abordagem metodológica utilizada para captar suas percepções, subjetividades, teorias e conhecimentos acerca das questões étnico-raciais foi o Grupo de Discussão, que tem caráter teórico-dialógico e se constituiu como uma intervenção formativa. Apresentamos os dados de três grupos de discussão. As análises apontam que os conhecimentos das professoras ainda são bastante colonizados e que o grupo de discussão possibilitou a ampliação sobre as relações étnico-raciais.
Downloads
Referências
CALLEJO, J. El grupo de discursión. Introdução a uma práctica de investigation. Barcelona: Ariel, 2001.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Editora Vozes, 2.ed. Petrópolis/RJ, 2008.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução: Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FABRA, Maria Luísa; DOMÈNECH, Miguel. Hablar y escuchar, Barcelona, Paidós, 2001.
MINAYO, Maria Cecília S. de (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. A razão do outro: uma perspectiva histórica intercultural como referência para a educação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
SACAVINO, Susana Beatriz. Educação descolonizadora e interculturalidade: notas para educadoras e educadores. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
SEVERO, Rafael Adriano de Oliveira. O encontro com a pesquisa qualitativa na perspectiva construtivo-interpretativa: um enfoque no grupo de discussão. In: SEVERO, Rafael Adriano de Oliveira. Gênero e sexualidade: grupos de discussão como possibilidade formativa. Jundiaí, Paco Editorial, 2013.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005
TUBINO, Fidel. Porque a formação cidadã é necessária na educação intercultural. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? 1.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, p.241-260, maio/agosto, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.