Humor e Práticas de Subjetivação em Maitena (Humour et Pratiques de Subjectivation chez Maitena)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v5i1.1049

Palavras-chave:

Discurso, Maitena, Humor, Memória discursiva.Práticas de Subjetivação

Resumo

Nesse trabalho, tratamos do que é repetido e atualizado em algumas tiras que circulam nos diversos jornais e revistas femininas, com o nome de autor Maitena. Identificamos posições de sujeito que indicam as transformações, angústias, desesperos, alterações por que passam a mulher moderna, provocadas pelas diversas práticas de subjetivação e de escravatura da vida cotidiana. Observamos que na memória discursiva sobre as mulheres, há uma regularização e uma desregularização sobre os sentidos dados. Concluímos que mulheres alteradas é uma forma-sujeito ou sujeito-forma dividida, clivada que está em construção.
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Maitena. Humor. Memória discursiva.Práticas de Subjetivação.

RÉSUMÉ
Cet étude s’occupe de ce qu’il est répété et actualisé en quelques bandes dessinés qui circulent dans des divers journaux et magazines féminines, sous le nom de l’auteur Maitena. On a identifié chez lui des positions de sujet qui indiquent les transformations, angoisses, désespoirs et altérations subis par la femme moderne, provoqués par diverses pratiques de subjectivation et de l’esclavage de la vie quotidienne. En plus, on a observé qu’à propos de la mémoire discursive sur les femmes il y a une régularisation et une déregularisation sur les sens donnés. On conclut donc que des femmes altérés est une forme-sujet ou sujet-forme divisé, un clivage en construction.
MOTS-CLÉS: Discours. Maitena. Humour. Mémoire discursive. Pratique de subjectivation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Fonseca-Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Maria da Conceição Fonseca-Silva é doutora em Lingüística, área de concentração Análise do Discurso, pela Universidade Estadual de Campinas; professora de Lingüística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb; líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Lingüísticos (Uesb/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (Uesb/CNPq); pesquisadora do grupo de pesquisa Questões de Teoria e de análise em Análise do Discurso (Unicamp/CNPq); autora de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e em anais de congressos; autora de livros e capítulos de livros; organizadora e co-organizadora de livros; co-editora do periódico Estudos da Língua(gem). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso e Teoria e Análise Lingüística. Temas de pesquisa: processos de significação lingüística; Análise de Discurso e epistemologia; texto e discurso; sujeito e sentido; autor e autoria; mídia, memória discursiva e modos de subjetivação; mulheres, homens e modos de subjetivação na mídia; discurso político e discurso jurídico;

Referências

ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo. Editora Cultrix, 1981. Edição original: 1503.
BERGSON, Henri. Le rire. Essai sur la signification du comique. Paris: Éditions Alcan, 1924. Edição original: 1900.
FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 1969. Edição Original: 1905.
FREUD, Sigmund. O humor. E.S.B., v. XXI e v. VIII, Rio de Janeiro: Imago, 1980. Edição original: 1927.
FOUCAULT. Michel. O que é um autor? Vega: Passagens, 1992. Edição Original: 1969a.
Foucault, M. A arqueologia do saber. Forense: Rio de Janeiro, 1991. Edição Original: 1969b.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Lisboa: Relógio D‘agua, 1989.
PÊCHEUX, Michel. O papel da memória In: ACHARD, P. et al. Papel da
memória. Tradução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. Edição Original: 1983.
POSSENTI, S. O Humor da Língua: Análises Lingüísticas de Piadas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
POSSENTI, S. Os limites do discurso. Curitiba: Criar, 2002.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

FONSECA-SILVA, M. da C. Humor e Práticas de Subjetivação em Maitena (Humour et Pratiques de Subjectivation chez Maitena). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 95-108, 2007. DOI: 10.22481/el.v5i1.1049. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1049. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>