Integração entre aquisição da linguagem e teoria fonológica: evidências de três visões do segmento como unidade da fonologia (Integration between language acquisition and phonological theory: evidence from three views of segment as a unit of phonology)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12062Palavras-chave:
Aquisição da Fonologia; Teorias Fonológicas; Segmentos, Sílabas e Traços.Resumo
Considerando que é atributo de teorias linguísticas explicar e formalizar as gramáticas fonológicas das línguas e assumindo que as diferentes fases de desenvolvimento fonológico da criança implicam a construção de gramáticas, o artigo tem o objetivo de discutir a relevância de se vincularem as áreas de estudos da Aquisição da Linguagem e da Teoria Fonológica. A pertinência da interação entre esses campos do conhecimento é evidenciada, no artigo, pela visão do segmento como unidade da fonologia, tomado sob três perspectivas: o segmento como co-ocorrência de traços, o segmento como constituinte silábico, o segmento como integrante de classe natural. Com dados empíricos do processo de aquisição da fonologia por crianças brasileiras, os resultados expõem a contribuição de teorias para o desvelamento de fatos do desenvolvimento fonológico e também apontam a relevância de fenômenos da aquisição para oferecer suporte à proposição de pressupostos teóricos.
Downloads
Referências
CHOMSKY, N; HALLE, M. The sound pattern of English. New York: Harper and Row, 1968.
CLEMENTS, G. N. The role of the sonority cycle in core syllabification. In: KINGSTON, J.; BECKMAN, M. (eds.). Papers in Laboratory Phonology 1: between the Grammar and Physics of Speech. New York: CUP, 1990.
CLEMENTS, G. N.; HUME. E. The internal organization of speech sounds. In: GOLDSMITH, J. A. (ed). The handbook of phonological theory. Cambridge: Blackwell Publishers,1995.
MATZENAUER-HERNANDORENA, C. L. B. Relações implicacionais na aquisição da fonologia. Letras de Hoje, v.31, p.67-76, 1996.
MATZENAUER, C. L. B. A arquitetura da gramática fonológica: mais uma observação sobre traços e classes de segmentos. In: Linguística Formal I. Florianópolis: UFSC, de 16/5 a 18/05, 2018.
MATZENAUER, C. L. B. A gramática fonológica na aquisição da linguagem. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3769-3789, 2019.
MATZENAUER, C. L. B. Traços e classes de segmentos na arquitetura da gramática fonológica. Fórum Linguístico, v. 17, p. 4612-4635, 2020.
NEVES, M. H. de M. Ensino de língua e vivência de linguagem. São Paulo: Contexto, 2010.
SELKIRK, E. On the major class features and syllable theory. In: ARONOFF, M.; OEHRLE, R. (eds.). Language and sound structure. Cambridge, MA: MIT Press, 1984.
SILVA. A. H. P. Para a descrição fonético-acústica das líquidas no português brasileiro: dados de um informante paulistano. Dissertação (mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1996.
SILVA, A. H. P. As fronteiras entre Fonética e Fonologia e a alofonia dos róticos iniciais em PB: dados de dois informantes do sul do país. 2002. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2002.
VIHMAN, M. M. Phonological development: the origins of language in the child. Cambridge: Blackwell, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.