Integração entre aquisição da linguagem e teoria fonológica: evidências de três visões do segmento como unidade da fonologia (Integration between language acquisition and phonological theory: evidence from three views of segment as a unit of phonology)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12062Palavras-chave:
Aquisição da Fonologia; Teorias Fonológicas; Segmentos, Sílabas e Traços.Resumo
Considerando que é atributo de teorias linguísticas explicar e formalizar as gramáticas fonológicas das línguas e assumindo que as diferentes fases de desenvolvimento fonológico da criança implicam a construção de gramáticas, o artigo tem o objetivo de discutir a relevância de se vincularem as áreas de estudos da Aquisição da Linguagem e da Teoria Fonológica. A pertinência da interação entre esses campos do conhecimento é evidenciada, no artigo, pela visão do segmento como unidade da fonologia, tomado sob três perspectivas: o segmento como co-ocorrência de traços, o segmento como constituinte silábico, o segmento como integrante de classe natural. Com dados empíricos do processo de aquisição da fonologia por crianças brasileiras, os resultados expõem a contribuição de teorias para o desvelamento de fatos do desenvolvimento fonológico e também apontam a relevância de fenômenos da aquisição para oferecer suporte à proposição de pressupostos teóricos.
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