Integração entre aquisição da linguagem e teoria fonológica: evidências de três visões do segmento como unidade da fonologia (Integration between language acquisition and phonological theory: evidence from three views of segment as a unit of phonology)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12062

Palavras-chave:

Aquisição da Fonologia; Teorias Fonológicas; Segmentos, Sílabas e Traços.

Resumo

Considerando que é atributo de teorias linguísticas explicar e formalizar as gramáticas fonológicas das línguas e assumindo que as diferentes fases de desenvolvimento fonológico da criança implicam a construção de gramáticas, o artigo tem o objetivo de discutir a relevância de se vincularem as áreas de estudos da Aquisição da Linguagem e da Teoria Fonológica. A pertinência da interação entre esses campos do conhecimento é evidenciada, no artigo, pela visão do segmento como unidade da fonologia, tomado sob três perspectivas: o segmento como co-ocorrência de traços, o segmento como constituinte silábico, o segmento como integrante de classe natural. Com dados empíricos do processo de aquisição da fonologia por crianças brasileiras, os resultados expõem a contribuição de teorias para o desvelamento de fatos do desenvolvimento fonológico e também apontam a relevância de fenômenos da aquisição para oferecer suporte à proposição de pressupostos teóricos.

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Biografia do Autor

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, Universidade Federal de Pelotas (UFPel/Brasil)

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer é doutora em Letras, na área de Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora Titular pela Universidade Católica de Pelotas e é docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. É pesquisadora Nível 1A do CNPq. Tem, como focos de interesse, as áreas de Aquisição da Fonologia, Teoria Fonológica, Fonologia do Português, Variação Fonológica e Fonologia Clínica.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

MATZENAUER, C. L. B. Integração entre aquisição da linguagem e teoria fonológica: evidências de três visões do segmento como unidade da fonologia (Integration between language acquisition and phonological theory: evidence from three views of segment as a unit of phonology). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 5-28, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12062. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12062. Acesso em: 26 abr. 2024.