A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12080Palavras-chave:
Fonoaudiologia; Multimodalidade; Aquisição da Linguagem; Alterações fono-articulatórias.Resumo
Este estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar e compreender a influência das variações prosódicas da fala do fonoaudiólogo na terapia de quatro crianças (do gênero masculino, de cinco a sete anos de idade) com alterações fono-articulatórias, atendidas por quatro meses consecutivos numa clínica escola. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, as sessões de terapia foram filmadas, transcritas e analisadas à luz da multimodalidade. Os resultados mostraram a incidência de quatro principais tipos de variações prosódicas presentes na fala da terapeuta (aumento e diminuição de pitch, aumento e diminuição de loudness), que representam o posicionamento do fonoaudiólogo frente aos erros na fala da criança. As variações prosódicas na fala da terapeuta indicaram que é preciso dar mais atenção às essas características, pois elas influenciam na escuta do paciente de seu próprio erro e podem contribuir para uma melhor evolução terapêutica.
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