A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12080

Palavras-chave:

Fonoaudiologia; Multimodalidade; Aquisição da Linguagem; Alterações fono-articulatórias.

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar e compreender a influência das variações prosódicas da fala do fonoaudiólogo na terapia de quatro crianças (do gênero masculino, de cinco a sete anos de idade) com alterações fono-articulatórias, atendidas por quatro meses consecutivos numa clínica escola. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, as sessões de terapia foram filmadas, transcritas e analisadas à luz da multimodalidade. Os resultados mostraram a incidência de quatro principais tipos de variações prosódicas presentes na fala da terapeuta (aumento e diminuição de pitch, aumento e diminuição de loudness), que representam o posicionamento do fonoaudiólogo frente aos erros na fala da criança. As variações prosódicas na fala da terapeuta indicaram que é preciso dar mais atenção às essas características, pois elas influenciam na escuta do paciente de seu próprio erro e podem contribuir para uma melhor evolução terapêutica.

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Biografia do Autor

Irani Rodrigues Maldonade, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil)

Irani Rodrigues Maldonade é doutora e mestre em Linguística pela Unicamp. Graduada em Linguística e fonoaudiologia. É professora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação – FCM/UNICAMP. Fez pós-doutorado no Departamento de Linguística do IEL/Unicamp, desenvolvendo projeto de pesquisa que tematizava não só o erro, mas também a autocorreção na fala da criança, na sua relação com a língua/linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia - especialmente em clínica de linguagem e saúde coletiva e na área de Linguística - principalmente em Aquisição da Linguagem (oral e escrita). É docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM/UNICAMP atuante na graduação do curso de Fonoaudiologia, na Residência Multiprofissional e na Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP.

Karina Garcia Lopes Pereira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ Brasil)

Karina Garcia Lopes Pereira é fonoaudióloga. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação – FCM/UNICAMP

 

 

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

MALDONADE, I. R. .; PEREIRA, K. G. L. . A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 219-234, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12080. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12080. Acesso em: 23 abr. 2024.