A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12080

Palavras-chave:

Fonoaudiologia; Multimodalidade; Aquisição da Linguagem; Alterações fono-articulatórias.

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar e compreender a influência das variações prosódicas da fala do fonoaudiólogo na terapia de quatro crianças (do gênero masculino, de cinco a sete anos de idade) com alterações fono-articulatórias, atendidas por quatro meses consecutivos numa clínica escola. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, as sessões de terapia foram filmadas, transcritas e analisadas à luz da multimodalidade. Os resultados mostraram a incidência de quatro principais tipos de variações prosódicas presentes na fala da terapeuta (aumento e diminuição de pitch, aumento e diminuição de loudness), que representam o posicionamento do fonoaudiólogo frente aos erros na fala da criança. As variações prosódicas na fala da terapeuta indicaram que é preciso dar mais atenção às essas características, pois elas influenciam na escuta do paciente de seu próprio erro e podem contribuir para uma melhor evolução terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irani Rodrigues Maldonade, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil)

Irani Rodrigues Maldonade é doutora e mestre em Linguística pela Unicamp. Graduada em Linguística e fonoaudiologia. É professora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação – FCM/UNICAMP. Fez pós-doutorado no Departamento de Linguística do IEL/Unicamp, desenvolvendo projeto de pesquisa que tematizava não só o erro, mas também a autocorreção na fala da criança, na sua relação com a língua/linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia - especialmente em clínica de linguagem e saúde coletiva e na área de Linguística - principalmente em Aquisição da Linguagem (oral e escrita). É docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM/UNICAMP atuante na graduação do curso de Fonoaudiologia, na Residência Multiprofissional e na Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP.

Karina Garcia Lopes Pereira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ Brasil)

Karina Garcia Lopes Pereira é fonoaudióloga. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação – FCM/UNICAMP

 

 

 

Referências

ALMEIDA, Andressa Toscano de Moura C. Barros de.; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. A multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição da linguagem. Rev. Letrônica, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 526-5037, jul-dez, 2017.

ANDRADE, L. Ouvir e escutar na constituição da clínica de linguagem. Tese de doutorado. São Paulo, Lael-PUC, 2003.

BARROS, Isabela Barbosa do Rêgo.; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Rev. bras. linguist. ampl. v. 16, n. 4. p. 745 – 763. out-dez, 2016.

BEHLAU, M. Voz – O livro do especialista. Vol 1. Livraria e Editora Revinter Ltda. Terceira impressão, Rio de Janeiro, p. 120, 2013.

BENINE, R. Distúrbios articulatórios: Algumas reflexões. Rev. Intercâmbio, v. 8, LAEL/PUC-SP; PUC-PR, 1999, p. 49-54

BENINE, R. Dislalia e desvios fonológicos evolutivos: caminhos do fonoaudiólogo na abordagem das “alterações de pronúncia na fala”. In: VITTO de, M.F.L.; ARANTES, L. (Org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2006. p. 361-377.

CAVALCANTE, M.C.B. Da voz a língua: A prosódia materna e o deslocamento do sujeito na fala dirigida ao bebê. 1999. 239 fl. Dissertação (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 1999.

CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra.; BARROS, Andressa Toscano de Moura C. Barros. Manhês: Qualidade vocal e deslocamentos na dialogia mãe-bebê. Revista Veredas. Juiz de Fora, MG, volume especial, p. 25-39, 2012.

CUNHA, Eulália Rezende.; MALDONADE, Irani Rodrigues. Multimodalidade e Intervenção Fonoaudiológica: Revisão de Literatura. Rev. International Journal of Development Research. v.9, n. 12, dez. 2019. p. 32524-32528.

DE LEMOS, M. T. G. A língua que me falta: uma análise dos estudos de aquisição da linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

FONTE, R.F.L.; CAVALCANTE, M.B.C. Abordagem multimodal da linguagem: contribuições à clínica fonoaudiológica. Fonoaudiologia e Linguística: teoria e prática. / [organização] Ana Cristina de Albuquerque Monte-negro, Isabela Barbosa do Rêgo Barros, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo. – 1 ed. – Curitiba, Appris. 2016. p. 205-225.

GOLDIN-MEADOW, S. From gesture to word. In: BAVIN, L. (Ed.). The Cambridge handbook of child language. University of Cambridge Press. 2009. p. 145-160.

GIACCHINI, V. Aplicação de modelos terapêuticos de base fonética e fonológica utilizados para superação das alterações de fala. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana) – Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, na Área de Concentração em Audição e Linguagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.

HORA, D. da.; VOGELEY, A.N.E. Sobre a fonologia, a aquisição fonológica, os desvios fonológicos e a interface entre a linguística e a fonoaudiologia. In: MONTENEGRO, A.C. de. A.; BARROS, I.B. do. R.; AZEVEDO, N. P. da. S. G. de. (Org.). Fonoaudiologia e Linguística: teoria e prática. 1. ed, Curitiba: Appris, 2016. p. 13-24.

LIMA, Ivonaldo Leidson Barbosa.; CAVALCANTE, Marianne Bezerra Cavalcante. Desenvolvimento da Linguagem na Clínica Fonoaudiológica em uma Perspectiva Multimodal. Revista do GEL, São Paulo, v.12, n. 2, 2015. p. 89-111.

LIMA, I.L.B. Interações multimodais na clínica de linguagem: a criança com síndrome de down. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

MALDONADE, Irani Rodrigues.; RIOS, Maria Salete Franco. O estudo das diádes nos atrasos de fala. Rev. Prolíngua. Vol 8, n. 2 –jul/dez, 2013. p. 202-2013.

MALDONADE, Irani Rodrigues. Instâncias da língua na fala da criança. Rev. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 43, n.2 –maio/ago, 2014. p. 666-678.

NÓBREGA, Paulo Vinícius Ávila.; CAVALCANTE, Marianne Bezerra Cavalcante. A emergência do envelope multimodal em contextos de atenção conjunta de díades mãe-bebê. Rev. DLCV, João Pessoa. Vol 10, n.1 e 2 – jan/dez, 2013. p. 55-68.

PENHA, L. A importância da prosódia na avaliação de qualidade e na compreensão e compreensibilidade da fala interpretada simultaneamente. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

PEREIRA, Karina Garcia Lopes.; MALDONADE, Irani Rodrigues. Aspectos multimodais relacionados à posição do fonoaudiólogo no processo terapêutico. Rev. International Journal of Development Research, vol. 10, n. 03, març. 2020. p. 34292-34299.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

SOCHA, Alexandre. A função especular da voz materna e suas referências ao psiquismo e à constituição do si mesmo. Rev. Winnicott e-prints, São Paulo, v.3, n.1 e 2, p. 1-12, 2008.

SOUZA, Ana P.R. de.; MEZZOMO, Carolina L. A influência da variável tonicidade na produção de sonoras. Rev. Distúrbios da Comunicação, São Paulo. v. 25, n.1. abr. 2013. p.57-63.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MALDONADE, I. R. .; PEREIRA, K. G. L. . A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 219-234, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12080. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12080. Acesso em: 4 nov. 2024.