O uso dos IAPs em sessões de musicoterapia com crianças gêmeas: linguagem e identidade (The use of IAPs in music therapy sessions with twins: language and identity)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13385

Palavras-chave:

Musicoterapia; Psicolinguística; Desenvolvimento linguístico; Sistemas Adaptativos Complexos.

Resumo

Este estudo se baseia na perspectiva da Complexidade (THELEN; SMITH, 1994; MORIN; 2000; 2003) ao apresentar um diálogo entre as áreas de Psicolinguística e Musicoterapia ao analisar sessões com crianças gêmeas. Partindo dos estudos de Bruscia (2000), foram exploradas e comparadas as diferentes experiências musicais – improvisação, re-criação, composição e audição – como também a análise da identidade musical via aplicação dos IAPS (Improvisation Assessment Profiles) do mesmo autor. Foram analisados itens musicais, extramusicais e as interfaces da relação estabelecida durante as sessões. Apesar dos estudos linguísticos mostrarem não haver discrepância no desenvolvimento das duas crianças (BAIA; MATOS; AGUIAR, 2018), Bg e Mg são duas crianças musicalmente diferentes na personalidade. Isso corrobora os estudos de a respeito da capacidade da criança não só de se individuar, formando uma imagem total de si (FORDHAM, 1994), mas também sobre o desejo de se diferenciar de seu cogêmeo (MÄÄTTÄ et al, 2018).

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Biografia do Autor

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Maria de Fátima de Almeida Baia é doutora, mestre e bacharel em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). Musicoterapeuta (ASBAMT 142-D). Atualmente é docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística. Foi professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Psicolinguística, Fonologia, Musicoterapia e Terapia Transpessoal. Coordena o GEPDEF (Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, bilíngues (adultos e crianças), relação entre música e linguagem, Musicoterapia e estudos armênios.

Felipe Santos Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Felipe Santos Viana é graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico (GEPDEF - UESB), pesquisando na área da relação entre desenvolvimento linguístico e formação da personalidade. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Analítica (GEPAN - UESB).

Ana Cristina Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Ana Cristina Oliveira Santos é mestre em Letras e doutoranda em Linguística no PPGLin/Uesb.

Isamar Marques Cândido Pales, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Isamar Marques Cândido Pales é doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; pós-Graduanda em Musicoterapia CENSUPEG; mestre em Ensino pela Universidade do Sudoeste da Bahia – UESB; graduada em Música pela UNIMES; graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro do Grupo de Estudos Educação Infantil: saberes e práticas (2015) e do Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico (GEPDEF) e coralista no Madrigal do IFBA. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Musicalização Infantil, Educação Musical e desenvolvimento da linguagem.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

BAIA, M. de F. de A. .; VIANA, F. S. .; SANTOS, A. C. O. .; PALES, I. M. C. O uso dos IAPs em sessões de musicoterapia com crianças gêmeas: linguagem e identidade (The use of IAPs in music therapy sessions with twins: language and identity). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 419-446, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13385. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13385. Acesso em: 22 dez. 2024.