O papel da child-directed speech no desenvolvimento fonológico: o triângulo vocálico (The role of child-directed speech in the phonological development: the vocal triangle)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13372Palavras-chave:
Child-directed speech; Desenvolvimento da linguagem; Prosódia; Vogais.Resumo
Este estudo, com base na perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994), tem como objetivo analisar a Child-directed Speech (CDS) no desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, adquirindo o português brasileiro (PB) de Vitória da Conquista-BA. Investigamos os aspectos acústicos do triângulo vocálico na fala das mães no contexto de CDS e no contexto sem as crianças no PB, assim como já foi mostrado em línguas como inglês, sueco, russo e chinês (KUHL et al., 1997; LIU et al, 2003). Dois experimentos foram realizados com as mães, um em situação de interação com as crianças e outro sem as crianças. A respeito das propriedades acústicas das vogais [a], [i] e [u], considerando todos os valores analisados, entendemos que, de fato, as propriedades acústicas das unidades fonéticas na fala CDS se diferenciam consideravelmente da fala não dirigida à criança. Dessa maneira, nossos dados mostram que além de alterações na prosódia, cuidadores alteram aspectos vocálicos, isto é, há também marcas segmentais na CDS em PB.
Downloads
Referências
BARBOSA, P. A.; MADUREIRA, S. Manual de fonética acústica experimental: aplicações a dados do português. São Paulo, Cortez, 2015.
BULLIO, P. C.; HILÁRIO, R. N.; BUENO, R. G.; DEL RÉ, A. Bilinguismo e referência. In: DEL RÉ, A., PAULA, L., MENDONÇA, M. C. (Org.). Explorando o discurso da criança. São Paulo: Contexto, 2014. p. 125-144.
CAGLIARI, Luiz C. Elementos de Fonética do Português Brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2007. 194 p.
CAVALCANTE, M. C. B. Manhês: produção e percepção na aquisição da linguagem. In: AGUIAR, M. A. M.; MADEIRO, F. (Orgs.). Em-tom-ação: A Prosódia Em Perspectiva. Recife, PE: Editora Universitária UFPE, pg.170-199, 2007.
CHAN, S. Sistemas Adaptativos Complexos. ESD 83 Seminário de Pesquisa em Sistemas de Engenharia, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA, 2001.
DE BOT, K.; Lowie, W.; Verspoor, M. A dynamic theory approach to second language acquisition. Bilingualism: Language and Cognition, v.10, ed. 1, p. 7 – 21, 2007.
FANT, G. Acoustic theory of speech production. The Hague: Mouton, 1960.
FERNALD, A.; KUHL, P. Acoustic determinants of infant preference for motherese speech. Infant behavior and development, v. 10, n. 3, p. 279-293, 1987.
GRATIER, M. As formas da voz: o estudo da prosódia na comunicação vocal mãe-bebê. In: LAZNIK, M. C.; COHEN, D. (Orgs.). O Bebê e seus Intérpretes: clínica e pesquisa. 1ª ed. São Paulo: Instituto Langage, pg.79-83, 2011.
KUHL, P. et al. Língua, cultura, mente, cérebro: Progresso nas fronteiras entre disciplinas. São Paulo: Paulistana Editora, 2006.
KENT, R. D.; READ, C. Análise acústica da fala. In: MEIRELES, Alexsandro (Trad.). Introdução ao estudo da acústica da fala. Cortez Editora, 2015. p.11-20.
LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/Complexity Science and Second Language Acquisition. Applied Linguistics, 18, p. 141-165, 1997.
LIU, H.; KUHL, P. K.; TSAO, F.. An association between mothers’ speech clarity and infants’ speech discrimination skills. Developmental Science, v. 6, n. 3, p. F1-F10, 2003.
MAIA, E. A. M. No reino da fala: a linguagem e seus sons. São Paulo: Ática, 1985. .
PAIVA, V.L.M.O. Modelo fractal de aquisição de línguas. In: BRUNO, F.C. (Org.) Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora Clara Luz, 2005. p. 23-36
SCARPA, Ester Mirian. O lugar da holófrase nos estudos de aquisição da linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 51, n. 2, 2009.
SOARES, L.A.A. Escrita como prática social: a tarefa como um atrator. Linguagem e Ensino, Pelotas, v.19, n.1, p. 81-97, jan./jun., 2016.
THELEN, E.; SMITH, L. B. A Dynamic Systems Approach to the Development of Cognition and Action. Cambridge, MA: MIT Press, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.