O papel da child-directed speech no desenvolvimento fonológico: o triângulo vocálico (The role of child-directed speech in the phonological development: the vocal triangle)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13372

Palavras-chave:

Child-directed speech; Desenvolvimento da linguagem; Prosódia; Vogais.

Resumo

Este estudo, com base na perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994), tem como objetivo analisar a Child-directed Speech (CDS) no desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, adquirindo o português brasileiro (PB) de Vitória da Conquista-BA. Investigamos os aspectos acústicos do triângulo vocálico na fala das mães no contexto de CDS e no contexto sem as crianças no PB, assim como já foi mostrado em línguas como inglês, sueco, russo e chinês (KUHL et al., 1997; LIU et al, 2003). Dois experimentos foram realizados com as mães, um em situação de interação com as crianças e outro sem as crianças. A respeito das propriedades acústicas das vogais [a], [i] e [u], considerando todos os valores analisados, entendemos que, de fato, as propriedades acústicas das unidades fonéticas na fala CDS se diferenciam consideravelmente da fala não dirigida à criança. Dessa maneira, nossos dados mostram que além de alterações na prosódia, cuidadores alteram aspectos vocálicos, isto é, há também marcas segmentais na CDS em PB.

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Biografia do Autor

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Vera Pacheco é doutora, mestre e bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e graduada em Letras pela mesma Universidade. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professora titular/plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua nos cursos de graduação de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras - Profletras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Gláucia Danielle do Prado Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Gláucia Danielle do Prado Ferreira é mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Letras Vernáculas pela mesma instituição.

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Maria de Fátima de Almeida Baia é doutora, mestre e bacharel em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). Musicoterapeuta (ASBAMT 142-D). Atualmente é docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística. Foi professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Psicolinguística, Fonologia, Musicoterapia e Terapia Transpessoal. Coordena o GEPDEF (Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, bilíngues (adultos e crianças), relação entre música e linguagem, Musicoterapia e estudos armênios.

Marcelo Meira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Marcelo Meira Alves é doutorando e mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é professor assistente da área de Libras do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da mesma Instituição. Professor substituto do Atendimento Educacional Especializado do IFBA. É graduado em Letras-Libras (Licenciatura) - UNIASSELVI; Filosofia (Licenciatura) - UESB; e em Pedagogia - Centro Universitário Claretiano. Atua na área de Aquisição de linguagem por surdos - Libras (L1) / Português (L2); Educação Especial / Inclusiva: práticas, recursos e metodologias na educação de alunos com surdez. Tem experiência no ensino da Libras como segunda língua para ouvintes.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

PACHECO, V.; FERREIRA, G. D. do P. .; BAIA, M. de F. de A. .; ALVES, M. M. O papel da child-directed speech no desenvolvimento fonológico: o triângulo vocálico (The role of child-directed speech in the phonological development: the vocal triangle). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 329-353, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13372. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13372. Acesso em: 4 nov. 2024.

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