The role of child-directed speech in the phonological development: the vocal triangle

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13372

Keywords:

: Child-directed speech; Language development; Prosody; Vowels.

Abstract

This study is based on the perspective of Complex Adaptive Systems (THELEN; SMITH, 1994) and aims to analyze Child-directed Speech (CDS) in the phonological development of twins and non-twins learning Brazilian Portuguese (BP) from Vitória of Conquista-BA. We investigate the acoustic aspects of the vowel triangle produced by mothers in a CDS context and in a context without children. Previous literature has showed that the vocalic triangle is diferente when mothers speak English, Swedish, Russian and Chinese to their children (KUHL et al., 1997; LIU et al., 2003). Two experiments were carried out with the mothers, one in a situation of interaction with their children and the other without the children. Regarding the acoustic properties of vowels [a], [i] and [u], considering all the values ​​analyzed, we understand that, in fact, the acoustic properties of phonetic units in CDS speech differ considerably from speech not addressed to children. Thus, our data show that, in addition to prosody alterations, caregivers alter vocalic aspects, in other words, there are also segmental marks in CDS in BP.

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Author Biographies

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Vera Pacheco é doutora, mestre e bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e graduada em Letras pela mesma Universidade. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Paulista "Júlio de Mesquista Filho"/Araraquara. Atualmente é professora titular/plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua nos cursos de graduação de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras - Profletras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Gláucia Danielle do Prado Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Gláucia Danielle do Prado Ferreira é mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Letras Vernáculas pela mesma instituição.

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Maria de Fátima de Almeida Baia é doutora, mestre e bacharel em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). Musicoterapeuta (ASBAMT 142-D). Atualmente é docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística. Foi professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Psicolinguística, Fonologia, Musicoterapia e Terapia Transpessoal. Coordena o GEPDEF (Grupo de Estudos de Psicolinguística e Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas e não gêmeas, bilíngues (adultos e crianças), relação entre música e linguagem, Musicoterapia e estudos armênios.

Marcelo Meira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Marcelo Meira Alves é doutorando e mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é professor assistente da área de Libras do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da mesma Instituição. Professor substituto do Atendimento Educacional Especializado do IFBA. É graduado em Letras-Libras (Licenciatura) - UNIASSELVI; Filosofia (Licenciatura) - UESB; e em Pedagogia - Centro Universitário Claretiano. Atua na área de Aquisição de linguagem por surdos - Libras (L1) / Português (L2); Educação Especial / Inclusiva: práticas, recursos e metodologias na educação de alunos com surdez. Tem experiência no ensino da Libras como segunda língua para ouvintes.

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Published

2023-07-31

How to Cite

PACHECO, V.; FERREIRA, G. D. do P. .; BAIA, M. de F. de A. .; ALVES, M. M. The role of child-directed speech in the phonological development: the vocal triangle. Language Studies, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 329-353, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13372. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13372. Acesso em: 22 jul. 2024.

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