A clínica fonoaudiológica como espaço de (co)construção de narrativas de vida de pessoas com afasia (The speech therapy clinic as a space for (co)construction of life narratives for people with aphasia)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.13912Palavras-chave:
Afasia. Narrativa. Fonoaudiologia.Resumo
A clínica fonoaudiológica para pessoas com afasia pode ser um espaço de reelaboração de narrativas de vida. O narrar evidencia a relação de reciprocidade entre memória e língua(gem), o que implica trabalho linguístico e subjetivo. O objetivo deste artigo é analisar a produção de narrativas de vida de pessoas com afasia no contexto da clínica fonoaudiológica. Para tanto, será apresentado um estudo qualitativo de uma produção bibliográfica de uma pessoa afásica participante de um grupo, tendo como perspectiva de análise os estudos bakhtinianos. Os resultados apontam para a importância da autoria - que já estava na fala, mas que não era, muitas vezes, reconhecida. Com isso, se pode dizer que a clínica fonoaudiológica, ao se inscrever em uma perspectiva discursiva de língua(gem), permite que o trabalho sobre e com a língua(gem) possibilite a construção de práticas narrativas que afirmam o lugar do sujeito com afasia como narrador da própria história.
Downloads
Referências
BARROS, G. R. Afasia e enunciação: estudo das manifestações linguísticas de um sujeito com afasia em convivência grupal. Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTHES, R. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, R. et. al. Análise estrutural da narrativa. 5.ed. Petrópolis: Vozes, PP. 19-62, 2008.
CHARTIER, R. O que é um Autor? Revisão de uma genealogia. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CRUZ, F.M. Uma perspectiva enunciativa das relações entre linguagem e memória no campo da neurolingüística. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem - IEL, 2004.
CRUZ, T.C.S.C. A produção de parafasias em sujeitos com afasias fluentes e não fluentes. Rev. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 853-867, 2015.
FARACO, C.A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, pp. 37-60, 2007.
FRANCHI, C. Hipóteses para uma teoria funcional da linguagem. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 1977.
FREITAS, D.; GALVÃO, C. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciências & Cognição, v. 12, pp. 219-233, 2007.
LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Edusp, 1981.
MACEDO, H.O. Trabalho fonoaudiológico com escrita nas afasias – um estudo de caso. In:
MANCOPES, R.; SANTANA, A.P. Perspectivas na clínica da afasias: o sujeito e o discurso. São Paulo: Editora Santos, pp. 181-197, 2009.
MANCOPES, R. A experiência de si na afasia: quando o que está em jogo é a subjetividade. In: MANCOPES, R.; SANTANA, A.P. Perspectivas na clínica das afasias: o sujeito e o discurso. São Paulo: Editora Santos, pp.71-101, 2009.
MENEZES, F.O. Estudo da pausa e da incidência de neologismos na evolução da jargonafasia: um estudo de caso. Rev. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 822-835, 2015.
MORATO, E. et al. (orgs). Sobre as afasias e os afásicos. Campinas: Unicamp, 2002.
NASCIMENTO, V.; BRAIT.B. Reflexões dialógicas sobre a clínica de linguagem. In:
MONTENEGRO, A.C.A.; BARROS, I.B.R.; AZEVEDO, N.P.S.G. (orgs). Fonoaudiologia e lingüística: Teoria e Prática. Curitiba: Appris Editora, pp. 139-155, 2016.
NOVAES-PINTO, R. C.; SANTANA, A. P. Semiologia das afasias: uma discussão crítica. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 413-421, 2009.
PACHECO, M.C.; NOVAES-PINTO, R.C. Aspectos da narrativa de um sujeito afásico fluente. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 39, n. 2, pp. 568-577, 2010.
PONZIO, A. No círculo com Mikhail Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
PROCÓPIO, M.R. Caracterização do universo das narrativas biográficas sob uma perspectiva discursiva. In: MACHADO, I.L.; MELO, M.S.S. (ORGS.) Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão da Análise do Discurso [recurso eletrônico]. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, PP. 299- 325, 2016.
SANTANA, A.P. Grupo terapêutico no contexto das afasias. Distúrbios Comunicação. São Paulo, v. 27, n. 1, pp: 4-15, 2015.
VIEIRA, H. C.; SOUZA, B. B. A.; FEIJÃO, J. M. O atendimento do paciente afásico no ambiente hospitalar: o encontro com o eu-mesmo diferente. MANCOPES, R.; SANTANA, A.P. Perspectivas na clínica da afasias: o sujeito e o discurso. São Paulo: Editora Santos, 262-285, 2009.
SANTANA, A. P.; SANTOS, K. P. A perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin e a análise da linguagem na clínica fonoaudiológica. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 12, p. 174-190, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos da Língua(gem)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.