A fluência na clínica fonoaudiológica: um conceito heterogêneo e multifacetado (Fluency in the speech pathology clinic: a heterogeneous and multifacted concept)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i1.5317

Palavras-chave:

Linguagem; Fluência; Neurolinguística.

Resumo

Este artigo discute sobre as diversas concepções de fluência na Linguística, Fonoaudiologia e Neuropsicologia. O texto defende que a fluência deve ser considerada a partir de seu caráter multifatorial e condição heterogênea na clínica de linguagem. Os dados de linguagem, em três casos clínicos: gagueira, afasia progressiva primária e demência de Alzheimer, são analisados de acordo com a Neurolinguística Enunciativo-Discursiva. Assim, observa-se que o conceito de fluência é construído de maneira particular nas áreas de Linguística, Fonoaudiologia e Neuropsicologia, e, também, que a interpretação de fluência, em cada uma delas, não se apresenta de maneira uniforme, não é um conceito acabado, ressaltando a necessidade de reflexão da fluência enquanto aspecto inerente à língua em suas várias normas possíveis.

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Biografia do Autor

Karoline Pimentel dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil)

Karoline Pimentel dos Santos é doutoranda e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem interesse em investigar, de modo interdisciplinar, aspectos relacionados à fluência, tanto na normalidade quanto nas patologias.

Ana Paula Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil)

Ana Paula Santana é fonoaudióloga, doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da classe adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina no curso de graduação em Fonoaudiologia e na Pós-Graduação em Linguística. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição e Audição: implicações para saúde e educação. Tem experiência nas áreas de Linguagem e Educação.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

SANTOS, K. P. dos; SANTANA, A. P. A fluência na clínica fonoaudiológica: um conceito heterogêneo e multifacetado (Fluency in the speech pathology clinic: a heterogeneous and multifacted concept). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 109-125, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i1.5317. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5317. Acesso em: 21 dez. 2024.