Multiletramentos e análise discursivo-argumentativa de uma polêmica pública (Multiliteracies and discursive-argumentative analysis of a public polemic)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v19i3.8787

Palavras-chave:

Multiletramentos, Análise discursivo-argumentativa, Polêmica pública, Charge, Meme

Resumo

O ensino da língua portuguesa deve abranger o trabalho com gêneros discursivos a partir das diversas linguagens. Desse modo, o objetivo deste estudo – de abordagem qualitativa e natureza aplicada – é discutir aplicabilidades da Análise Argumentativa do discurso e da Polêmica Pública para o ensino de gêneros discursivos na lógica dos multiletramentos. A justificativa para essa escolha reside na lacuna entre teorias acadêmicas e suas aplicabilidades na Educação Básica. Assim, empreendemos a análise de um meme e de uma charge referentes à campanha do dia dos pais da Natura, protagonizada por Thammy Miranda. Como resultado, notou-se que a construção argumentativa do meme estabeleceu-se na ridicularização do adversário e em ideias conservadoras, enquanto a charge mostrou-se favorável à diversidade. Acreditamos, portanto, que essa proposta possa ser utilizada por professores no ensino básico, objetivando desenvolver o senso crítico de discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Amaral da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Bárbara Amaral da Silva é doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Trabalha, principalmente, com análise do discurso, argumentação, retórica, gêneros do discurso, feminismo, gênero social e produção textual acadêmica.

Marcelo de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Marcelo de Castro é doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Shirlene Ferreira Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Shirlene Ferreira Coelho é mestre e doutoranda em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais, cujas pesquisas se alinham à vertente teórica da Sociolinguística Histórica. Atua, ainda, como tutora em disciplina on-line voltada para a leitura e para a produção de gêneros acadêmicos.

Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco é graduada em Letras Bacharelado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerai e especialista em Análise do Discurso Midiático pela Faculdade Unyleya / Brasil.

Referências

AMOSSY, R. Apologia da polêmica. Tradução por Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto [et al.]. São Paulo: Contexto, 2017.

AMOSSY, R. As modalidades argumentativas do discurso. Tradução por por Glaucia Muniz Proença Lara. In: LARA, G. M. P.; MACHADO, I. L.; EMEDIATO, W. (orgs.). Análise do discurso hoje. v. 1. p. 231-254, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 20 ago. 2020.

CATRACA ESCRAVA. Disponível em: https://www.facebook.com/catracaescrava. Acesso em: 29 ago. 2020.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso. São Paulo: Contexto, 2019.

COPE, B.; KALANTZIS, M. A grammar of multimodality. International Journal of Learning, v. 16, n. 2, p. 361- 425, 2009.

COSTA. S. R. Dicionário de gêneros textuais. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

COUTINHO, L. @laertegenial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CDQ4SZCspPs. Acesso em: 29 ago.2020.

DIONISIO, A. P. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, A. M. et al. (Org.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2011, p. 137- 152.

FISCHER, M. R.; SANTOS, L. I. S. Inferências textuais para compreender textos multimodais: uma proposta interventiva. Leitura, Maceió, n. 64, jan./abr. p. 20-32, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4344. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.

LIMA, H. M. R. de. Emoções e discurso: notas sobre a vergonha. In: CHAUVIN, Jean-Pierre (Org.). Interfaces do discurso: retórica, história e literatura. SP: Editora Mackenzie, 2017, p. 134- 153.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London/New York: Routledge, 2006, p. 9-36.

PEDROSA, M. I. A formação do leitor através do trabalho com o gênero charge no ensino fundamental II. 2018, 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgfp/download/DISSERTACAO-MARIA-IOLANDA-PEDROSA.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2196/1985. Acesso em: 22 ago. 2020.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 13-36.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, M. R. M. O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. 2008, 149f. Dissertação (Mestrado em Linguística), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/378/1/19638_ulfl062026_tm.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.

SILVEIRA, D. T.; CÓDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009, p. 31 -42.

TORRES, T. O fenômeno dos memes. Cienc. Cult. v.68, n.3, São Paulo, jul-set, p. 60-61, 2016. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v68n3/v68n3a18.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

SILVA, B. A. da; CASTRO, M. de; COELHO, S. F.; FRANCO , A. P. C. L. Multiletramentos e análise discursivo-argumentativa de uma polêmica pública (Multiliteracies and discursive-argumentative analysis of a public polemic). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 19, n. 3, p. 91-105, 2021. DOI: 10.22481/el.v19i3.8787. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/8787. Acesso em: 22 nov. 2024.