Multiletramentos e análise discursivo-argumentativa de uma polêmica pública (Multiliteracies and discursive-argumentative analysis of a public polemic)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v19i3.8787

Palavras-chave:

Multiletramentos, Análise discursivo-argumentativa, Polêmica pública, Charge, Meme

Resumo

O ensino da língua portuguesa deve abranger o trabalho com gêneros discursivos a partir das diversas linguagens. Desse modo, o objetivo deste estudo – de abordagem qualitativa e natureza aplicada – é discutir aplicabilidades da Análise Argumentativa do discurso e da Polêmica Pública para o ensino de gêneros discursivos na lógica dos multiletramentos. A justificativa para essa escolha reside na lacuna entre teorias acadêmicas e suas aplicabilidades na Educação Básica. Assim, empreendemos a análise de um meme e de uma charge referentes à campanha do dia dos pais da Natura, protagonizada por Thammy Miranda. Como resultado, notou-se que a construção argumentativa do meme estabeleceu-se na ridicularização do adversário e em ideias conservadoras, enquanto a charge mostrou-se favorável à diversidade. Acreditamos, portanto, que essa proposta possa ser utilizada por professores no ensino básico, objetivando desenvolver o senso crítico de discentes.

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Biografia do Autor

Bárbara Amaral da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Bárbara Amaral da Silva é doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Trabalha, principalmente, com análise do discurso, argumentação, retórica, gêneros do discurso, feminismo, gênero social e produção textual acadêmica.

Marcelo de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Marcelo de Castro é doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Shirlene Ferreira Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Shirlene Ferreira Coelho é mestre e doutoranda em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais, cujas pesquisas se alinham à vertente teórica da Sociolinguística Histórica. Atua, ainda, como tutora em disciplina on-line voltada para a leitura e para a produção de gêneros acadêmicos.

Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco é graduada em Letras Bacharelado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerai e especialista em Análise do Discurso Midiático pela Faculdade Unyleya / Brasil.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

SILVA, B. A. da; CASTRO, M. de; COELHO, S. F.; FRANCO , A. P. C. L. Multiletramentos e análise discursivo-argumentativa de uma polêmica pública (Multiliteracies and discursive-argumentative analysis of a public polemic). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 19, n. 3, p. 91-105, 2021. DOI: 10.22481/el.v19i3.8787. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/8787. Acesso em: 7 maio. 2024.