Multiletramentos e análise discursivo-argumentativa de uma polêmica pública (Multiliteracies and discursive-argumentative analysis of a public polemic)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v19i3.8787Palavras-chave:
Multiletramentos, Análise discursivo-argumentativa, Polêmica pública, Charge, MemeResumo
O ensino da língua portuguesa deve abranger o trabalho com gêneros discursivos a partir das diversas linguagens. Desse modo, o objetivo deste estudo – de abordagem qualitativa e natureza aplicada – é discutir aplicabilidades da Análise Argumentativa do discurso e da Polêmica Pública para o ensino de gêneros discursivos na lógica dos multiletramentos. A justificativa para essa escolha reside na lacuna entre teorias acadêmicas e suas aplicabilidades na Educação Básica. Assim, empreendemos a análise de um meme e de uma charge referentes à campanha do dia dos pais da Natura, protagonizada por Thammy Miranda. Como resultado, notou-se que a construção argumentativa do meme estabeleceu-se na ridicularização do adversário e em ideias conservadoras, enquanto a charge mostrou-se favorável à diversidade. Acreditamos, portanto, que essa proposta possa ser utilizada por professores no ensino básico, objetivando desenvolver o senso crítico de discentes.
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