Os marcadores dêiticos e a produção de sentido na linguagem desviante ( Deictic markers and production of meaning in language deviant)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1199Keywords:
Language, Autism, Deixis, MeaningAbstract
As produções linguageiras encontradas no autismo são marcadas pela aparente desconstrução de sentidos, porém conseguem seu entendimento quando nos remetemos ao contexto único e irrepetível da enunciação, identificando os sujeitos envolvidos no ato enunciativo e os referentes na prática social. Entendemos os dêiticos como marcadores de singularidade da linguagem e elementos necessários para a construção de sentido, ao possibilitar a interação social e a constituição do sujeito autista. Apoiados na teoria da enunciação de Émile Benveniste, fomentamos discussões baseadas em dois casos clínicos fonoaudiológicos e atestamos que a partir da identificação dêitica há produção de sentido na linguagem desviante.
Downloads
References
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. 2a ed. Trad. Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 2006.
ELIA, L. O conceito de sujeito. 2a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 80p.
FLORES, V. N. Entre o dizer e o mostrar: a transcrição como modalidade de enunciação. Organon. Linguagem e Sintoma. Porto Alegre, v.20, n.40/41, p. 61-75, 2006. Semestral.
FLORES, V. N. et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.
FLORES, V. N. et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.
PALLADINO, Ruth Ramalho Ruivo. Desenvolvimento da linguagem. In: FERREIRA, Leslie P. e col. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Rocca, 2004. 1076p.
PERISSINOTO, Jacy. Conhecimentos essenciais para atender bem as crianças com autismo. São José dos Campos: Pulso, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Estudos da Língua(gem) is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in the journal Estudos da Língua (gem) agree with the following terms:
The journal Estudos de Língua(gem) maintains the copyrights of the contributions published. These rights include the publication of the contribution and make its content available for free through the portal.