Os marcadores dêiticos e a produção de sentido na linguagem desviante ( Deictic markers and production of meaning in language deviant)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1199Palabras clave:
Linguagem, Autismo, Dêixis, SentidoResumen
As produções linguageiras encontradas no autismo são marcadas pela aparente desconstrução de sentidos, porém conseguem seu entendimento quando nos remetemos ao contexto único e irrepetível da enunciação, identificando os sujeitos envolvidos no ato enunciativo e os referentes na prática social. Entendemos os dêiticos como marcadores de singularidade da linguagem e elementos necessários para a construção de sentido, ao possibilitar a interação social e a constituição do sujeito autista. Apoiados na teoria da enunciação de Émile Benveniste, fomentamos discussões baseadas em dois casos clínicos fonoaudiológicos e atestamos que a partir da identificação dêitica há produção de sentido na linguagem desviante.
Descargas
Citas
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. 2a ed. Trad. Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 2006.
ELIA, L. O conceito de sujeito. 2a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 80p.
FLORES, V. N. Entre o dizer e o mostrar: a transcrição como modalidade de enunciação. Organon. Linguagem e Sintoma. Porto Alegre, v.20, n.40/41, p. 61-75, 2006. Semestral.
FLORES, V. N. et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.
FLORES, V. N. et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.
PALLADINO, Ruth Ramalho Ruivo. Desenvolvimento da linguagem. In: FERREIRA, Leslie P. e col. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Rocca, 2004. 1076p.
PERISSINOTO, Jacy. Conhecimentos essenciais para atender bem as crianças com autismo. São José dos Campos: Pulso, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal