Estereotipias motoras no funcionamento multimodal da linguagem: discussões no campo do autismo (Motor stereotypes in multimodal language functioning: discussions in the field of autism)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v17i1.5318Palavras-chave:
Autismo; Estereotipias motoras; Multimodalidade; Clínica de linguagem.Resumo
Estudar estereotipias motoras a partir do funcionamento multimodal da linguagem de crianças diagnosticadas com Transtorno Autista é um caminho produtivo para pensar as estereotipias como um modo semiótico de constituição da linguagem. Concebemos que o sujeito é constituído na/pela linguagem enquanto instância enunciativa e multimodal. A partir do estudo de caso de três crianças autistas participantes do Grupo de Estudos e Atendimento ao Espectro Autista – GEAUT/UNICAP, este artigo propõe discutir as estereotipias motoras no funcionamento multimodal da linguagem na especificidade do autismo e em contextos interativos de negação. Os dados mostraram que as estereotipias motoras integradas a outros recursos multimodais da linguagem produziram efeito de sentido de negação. Logo, assumiram papel relevante enquanto modo semiótico e enunciativo de sujeitos autistas estarem na linguagem, representando a singularidade do sujeito. Os achados indicam a possibilidade de as estereotipias motoras ocuparem o lugar de significante na clínica de linguagem.
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