Estudos em Aquisição da Linguagem e Multimodalidade no Nordeste brasileiro (Studies in Language Acquisition and Multimodality in Northeast Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12076Palavras-chave:
Aquisição da Linguagem no Nordeste; Multimodalidade; Crianças Típicas e Atípicas.Resumo
Os estudos da linguagem nos processos iniciais de crianças típicas e de atípicas vêm ocorrendo em um crescimento bastante produtivo nos últimos anos. Nosso objetivo é apresentar pesquisas em Aquisição da Linguagem desenvolvidas no Nordeste brasileiro, especificamente nos Estados da Paraíba e de Pernambuco no âmbito da multimodalidade. Para isso, a partir do banco de dados de laboratórios de estudos desses estados nordestinos, discutiremos algumas investigações qualitativas e longitudinais que contemplam diferentes contextos: iniciativas de interação de crianças atípicas, considerando a especificidade da Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro Autista, e relato do gênero receita por crianças de diferentes nacionalidades. A coleta de dados das pesquisas aconteceu em diferentes loci, incluindo clínica, grupo de convivência e ambiente domiciliar. Os resultados mostram como tem sido profícuo o desenvolvimento do campo Aquisição da Linguagem com diferentes corpora analisados a partir da perspectiva linguística multimodal.
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