Estudos em Aquisição da Linguagem e Multimodalidade no Nordeste brasileiro (Studies in Language Acquisition and Multimodality in Northeast Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12076

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem no Nordeste; Multimodalidade; Crianças Típicas e Atípicas.

Resumo

Os estudos da linguagem nos processos iniciais de crianças típicas e de atípicas vêm ocorrendo em um crescimento bastante produtivo nos últimos anos. Nosso objetivo é apresentar pesquisas em Aquisição da Linguagem desenvolvidas no Nordeste brasileiro, especificamente nos Estados da Paraíba e de Pernambuco no âmbito da multimodalidade. Para isso, a partir do banco de dados de laboratórios de estudos desses estados nordestinos, discutiremos algumas investigações qualitativas e longitudinais que contemplam diferentes contextos: iniciativas de interação de crianças atípicas, considerando a especificidade da Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro Autista, e relato do gênero receita por crianças de diferentes nacionalidades. A coleta de dados das pesquisas aconteceu em diferentes loci, incluindo clínica, grupo de convivência e ambiente domiciliar. Os resultados mostram como tem sido profícuo o desenvolvimento do campo Aquisição da Linguagem com diferentes corpora analisados a partir da perspectiva linguística multimodal.

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Biografia do Autor

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/Brasil)

 

 

 

Paula Michely Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Brasil)

Paula Michely Soares da Silva é graduada em Letras pela UFPB, mestre e doutora em Linguística pela mesma universidade e Pós-doutora em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/U.PORTO). Atualmente desenvolve sua segunda pesquisa de Pós-doutoramento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) na Universidade Federal da Paraíba. Atua principalmente na área de Aquisição da Linguagem, com ênfase em produções gesto-vocais, interação mãe criança, olhar e multimodalidade, uso dos Software ELAN e Praat.

Paulo Vinícius Ávila   Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Brasil)

Paulo Vinícius Ávila Nóbrega possui Doutorado em Linguística (2017), com ênfase em Aquisição de Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio-sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cursou Mestrado em Linguística (2010), Especialização em Língua Portuguesa (2007) e Licenciatura em Letras Português (2006) também na UFPB. Atualmente, é professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordena o GEILIM: Grupo de Estudos Interdisciplinares – Linguagem, Interação e Multimodalidade (CNPq/UEPB).

 

 

 

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Brasil)

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante é graduada em comunicação social pela universidade federal de pernambuco, mestre em linguística pela universidade federal de pernambuco e doutora em linguística pela universidade estadual de campinas (1999). É professora titular do departamento de língua portuguesa e linguística da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de produtividade em pesquisa pelo cnpq. Desenvolve pesquisas em aquisição da linguagem com destaques para temas como: multimodalidade, subjetividade, interação, atenção conjunta.

 

 

 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

FONTE, R. F. L. da; SILVA, P. M. S. da .; NÓBREGA,P.V.Ávila ; CAVALCANTE, . M. C. B. . Estudos em Aquisição da Linguagem e Multimodalidade no Nordeste brasileiro (Studies in Language Acquisition and Multimodality in Northeast Brazil). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 195-218, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12076. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12076. Acesso em: 4 nov. 2024.