Orthographic omissions in children’s writing: relationship between syllabic position and schooling

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12064

Keywords:

Children’s writing; Orthography; Orthographic omissions; Syllable.

Abstract

The investigation aimed to verify how orthographic omissions would depend on: (1) the different positions occupied by graphemes in the syllabic structure; and (2) the relation of these positions and school grades. The data was extracted from 190 written productions made by children of the First Cycle of Primary School from a public Brazilian school. All the orthographic omissions in the analyzed syllabic positions (onset, nucleus, and coda) were quantified and, later, they were compared considering the three grades that compose the 1st cycle. The results have shown: concerning the first objective, predominance of omissions in the syllabic coda; concerning the second objective, variation of the distribution of omissions on the different syllabic position depending on the school grade. Syllable phonological and phonetic characteristics, combined to pedagogical practices that emphasize working with the consonant-vowel syllable structure, have enabled the explanation of the tendencies highlighted by the results.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lourenço Chacon, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Brasil)

Lourenço Chacon é livre-docente em Linguística em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências desta mesma universidade. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, ambos da UNESP. Investiga relações entre ortografia e fonologia na escrita infantil, bem como hesitações na fala infantil. Coordena o Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Linguagem”, credenciado pelo CNPq. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq), Processo 307721/2017-5.lourencochacon@yahoo.com.br

 

Marciel Antonio Alves da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Brasil)

Marciel Antonio Alves da Silva é graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Investiga relações entre ortografia e fonologia na escrita infantil. É vinculado ao Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a Linguagem”, credenciado pelo CNPq. É bolsista, em nível de iniciação científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo 2020/05606-8.

 

 

 

References

ABAURRE, M. B. M. Introduzindo a questão dos aspectos linguísticos da alfabetização. Revista da ABRALIN, v. 7, p. 29-36, 1986.

ABAURRE, M. B. M. Lingüística e psicopedagogia. In: SCOZ, B.J.L. et al. (org.) Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987, p. 186-216.

ABAURRE, M. B. M. O que revelam os textos espontâneos sobre a representação que faz a criança do objeto escrito?. In: Mary A. Kato. (Org.). A concepção da escrita pela criança. 2a ed. v. 1, p. 135-142. Campinas: Pontes Editores, 1988.

ABAURRE, M. B. M. Os estudos lingüísticos e a aquisição da escrita. In: CASTRO, M. F. P. (Org.) O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. p. 111-78.

ABAURRE, M. B. M. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita In: LAMPRECHT, R. R. (Org.) Aquisição da Linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. p. 167-186.

ABAURRE, M. B. M. Dados da escrita inicial: indícios de construção da hierarquia de constituintes silábicos?. In: HERNANDORENA, C. L. M. (Org.) Aquisição de língua materna e de língua estrangeira: aspectos fonético-fonológicos. Pelotas: EDUCAT/ ALAB, v. 1, p. 63-85, 2001.

ABAURRE, M. B. M. A relação entre escrita espontânea e representações linguísticas subjacentes. Verba Volant, Pelotas, v. 2, p. 167-200, 2011.

ABAURRE, M. B. M.; CAGLIARI, L. C.; MAGALHÃES, M. A. C. C.; LIMA, S. C. Leitura e escrita na vida e na escola. Leitura: Teoria e Prática, Porto Alegre, v. 4, n. 6, p. 15-26, 1985.

ABAURRE, M. B. M.; ABAURRE, M. L. M. A avaliação objetiva de produções escritas. Ciências e Letras, Porto Alegre, v. 26, p. 141-159, 1999.

ADAMOLI, M. A.; MIRANDA, A. R. M. Do conhecimento fonológico ao conhecimento ortográfico: as diferentes grafias dos ditongos orais mediais ai e ei em textos de escrita inicial. Cadernos de Pesquisas em Linguística, Porto Alegre, v. 4, p. 232-255, 2009.

AMARAL, A. S.; FREITAS, M. C. C.; CHACON, L.; RODRIGUES, L. L. Grapheme omissions and syllable constituents in children writing. Revista CEFAC, São Paulo, vol. 13, n. 5, p. 846-855, 2011.

AMARANTE, M. V.; VAZ, S.; VILLEGA, C. C. S.; CHACON, L. Ortografia dos fonemas /l/ e /ɾ/ em posições complexas na escrita infantil: uma análise comparativa. CoDAS, São Paulo, v. 32, p. 1-7, 2020.

BERTI, L. C.; CHACON, L.; SANTOS, A. P. A escrita de /aN/ por pré-escolares: pistas acústico-auditivas. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 19, p. 195-291, 2010.

BISOL, L. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, Maria Helena Moura (Org.) Gramática do português falado. V. VII. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP; Campinas: Editora da UNICAMP, 1999.

CAGLIARI, L. C. A ortografia na escola e na vida. Projeto Ipê Curso II, São Paulo, p. 97-108, 1986.

CAGLIARI, L. C. O segredo da alfabetização. Jornal da Alfabetizadora, Porto Alegre, v. 4, n. 20, p. 9-11, 1992.

CAGLIARI, L. C. Sobre a didática da alfabetização. Jornal do Alfabetizador, Porto Alegre, v. IX, n. 54, p. 10-11, 1998.

CAGLIARI, L. C. Conhecimentos técnicos para alfabetizar. Línguas & Letras, Cascavel, v. 2, n. 1, p. 73-84, 2001.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e ortografia. Educar em Revista, Curitiba, v. 20, n. 1, p. 43-58, 2002

CAGLIARI, L. C. Linguística e alfabetização. Espaço (INES), Brasília, n. 20, p. 46-52, 2004.

CAGLIARI, L. C. Elementos de fonética do português brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2009.

CAMPOS, P. B. B.; TENANI, L. E.; BERTI, L. C. Os registros não-convencionais da coda nasal em dados de EJA. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, p. 524-538, 2011.

CAPELLINI, S. A.; BUTARELLI, A. P. K. J.; GERMANO, G. D. Dificuldades de aprendizagem da escrita em escolares de 1ª a 4ª séries do ensino público. Revista Educação em Questão, Natal, v. 37, n. 23, p. 146-164, 2010.

CAPELLINI, S. A.; AMARAL, A. C. L.; OLIVEIRA, A. B,; SAMPAIO, M. N.; FUSCO, N.; CERVERA-MÉRIDA, J. F.; YGUAL-FERNÁNDES, A. Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 227-236, 2011.

CAPELLINI, S. A.; ROMERO, A. C. L.; OLIVEIRA, A. B.; SAMPAIO, M. N.; FUSCO, N.; CERVERA-MÉRIDA, J. F.; YGUAL-FERNÁNDES, A. Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino particular. Revista CEFAC, São Paulo, v.14, n.5, p. 214-227, 2012.

CAPRISTANO, C. C. Aspectos de segmentação na escrita infantil. São José do Rio Preto, 2003. 213 fl. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2003.

CAPRISTANO, C. C. Continuidades e descontinuidades em direção à palavra escrita convencional. Anais do Seta, Campinas, v. 1, p. 55-65, 2007.

CAPRISTANO, C. C. Por uma concepção heterogênea da escrita que se produz e que se ensina na escola. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 1, p. 171-193, 2010.

CARDOSO, M. H.; RODRIGUES, L. L.; FREITAS, M. C. C. de; CHACON, L. A complexidade da coda silábica na escrita de pré-escolares. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 22, p. 213-221, 2010.

CÁRNIO, M. S. et al. Letramento escolar de estudantes de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental de escola pública. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 16, n. 1, p.1-8, 2011.

CHACON, L. Algumas palavras sobre a aquisição da pontuação. In: Regina Ritter Lamprecht. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: Editora da PUCRS, v. 1, p. 187-200, 1999.

CHACON, L. Oralidade e letramento na construção da pontuação. Revista Letras, Curitiba, v. 61, n. Especial, p. 97-122, 2004.

CHACON, L. Prosodia y cultura letrada en hipersegmentaciones: reflexiones sobre la adquisición de la noción de palabra. Lenguas Vivas, Buenos Aires, v. VI, p. 48-59, 2006.

CHACON, L. Para além de vínculos diretos entre características fonético-segmentais e ortográficas na escrita infantil. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 16, p. 215-230, 2008.

CHACON, L. A relação fala/escrita em dados não-convencionais de escrita infantil. Cadernos de Linguística, Maceió, v. 2, p. 01-17, 2021.

CHACON, L.; BERTI, L. C. Ocorrências de coda silábica simples na escrita infantil. In: MATZENAUER, C. L. B.; MIRANDA, A. R. M.; FINGER, I.; AMARAL, L. I. C. (Org.). Estudos da linguagem - VII Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. Pelotas: EDUCAT, 2008, p. 273-289.

CHACON, L.; BERTI, L. C.; BURGEMEISTER, A. Ortografia da nasalidade em ataque e coda silábica na escrita infantil: características fonéticas e fonológicas. Verba Volant, Pelotas, v. 2, p. 1-21, 2011.

CHACON, L.; PASCHOAL, L.; VAZ, S.; PEZARINI, I. O. Classes fonológicas e ortografia infantil. Revista do GELNE, Natal, v. 18, n. 2, p. 105-125, 2016.

CRUZ, R. C. F. Levantamento das omissões ortográficas na escrita infantil. Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, pp. 153 – 160, 2015. https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.153-160.

CUNHA, A. P. N. A influência dos constituintes prosódicos na aquisição da língua escrita. Caderno de Letras, Pelotas, v. 1, n.10, p. 14-23, 2004.

CUNHA, A. P. N. As segmentações não-convencionais da escrita e sua relação com os constituintes prosódicos. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 35, p. 323-358, 2010.

CUNHA, A. P. N.; MIRANDA, A. R. M. A influência da hierarquia prosódica em hipossegmentações da escrita de crianças de séries iniciais. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 5, p. 1-19, 2007.

CUNHA, A. P. N.; MIRANDA, A. R. M. A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição de escrita: a influência da prosódia. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, v. 53, p. 127-148, 2009.

FERREIRA, C. R. G. As hipersegmentações como marcas de um sistema em construção na escrita inicial de crianças e alunos de EJA. In: MERÇALO M.; HERNANDES, M. (ORG.). Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. , p. 01-14, 2010.

FERREIRA, F.; CORREA, J. Consciência metalinguística e a representação da nasalização na escrita do Português Brasileiro. Revista CEFAC, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 40-50, 2010.

GUARINELLO, A. C.; MASSI, G. A. A. ; BERBERIAN, A. P. ; RIVABEM, K. A clínica fonoaudiológica e a linguagem escrita: estudo de caso. Revista CEFAC, São Paulo, v. 10, p. 38-44, 2008.

GUILHERME, J. Correlação entre características fonético-fonológicas da fala e características ortográficas da escrita em crianças com alterações fonológicas. 2020. 102 fl. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.

JAKOBSON R. Fonema e Fonologia. In: SAUSSURE, F. et al. Textos selecionados. Tradução de Joaquim Mattoso Camara Jr. São Paulo: Abril Cultural; 1978; p. 55- 117.

KOMESU, F. C.; TENANI, L. E. A relação fala-escrita em dados produzidos em contexto digital. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, p. 203-217, 2010.

LANDERL, K.; WIMMER, H. Development of word reading fluency and spelling in a consistent orthography: an 8-year follow up. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 100, n. 1, p. 150-161, 2008

LIER-DEVITTO, M. F. A. F.; ANDRADE, L. Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 1, p. 54-71, 2008.

MATEUS, M. H. M.; ANDRADE, E. The phonology of portuguese. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MASSI, G.; SIGNOR, R.; BERBERIAN, A. P.; MUNHOZ, C. M. A.; GUARINELLO, A. C.; KRÜGER, S. Análise de elementos de referenciação em textos produzidos por sujeitos em processo de apropriação da escrita. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 169-78, 2009.

MIRANDA, A. R. M. A aquisição ortográfica das vogais do português – relações com a fonologia e a morfologia. Revista Letras, Santa Maria, n. 36, p. 151-168, 2008.

MIRANDA, A. R. M. Aspectos da escrita espontânea e da sua relação com o conhecimento fonológico. In: LAMPRECHT, R. R. Aquisição da linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 263-276, 2012.

MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre a natureza dos erros (orto)gráficos produzidos por crianças dos anos iniciais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-40, 2020.

MIRANDA, A. R. M.; SILVA, M. R.; MEDINA, S. Z. O sistema ortográfico do português brasileiro e sua aquisição. Linguagens & Cidadania, Santa Maria, v. 14, p. 1-15, 2005.

MIRANDA, A. R. M.; MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a fonologia. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 35, p. 359-405, 2010.

NUNES, C.; FROTA, S.; MOUSINHO, R. Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica. Revista CEFAC, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 207-2012, 2009.

PAOLUCCI, J. F.; ÁVILA, C. R. B. Competência ortográfica e metafonológica: influências e correlações na leitura e escrita de escolares da 4º série. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 48-55, 2009.

PARANHOS, F. C. Segmentações não-convencionais de palavra nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal. 2014. 170 fl. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2014.

PASCHOAL, L.; PEZARINI, I. O.; VAZ, S.; CHACON, L. Characteristics of fricatives consonants orthography in Brazilian children. Audiology - Communication Research, São Paulo, v. 19, p. 333-337, 2014.

PEZARINI, I. O.; VAZ, S.; PASCHOAL, L.; CHACON, L. Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, p. 775-782, 2015.

PONTES, V. L.; DINIZ, N. L. F.; MARTINS-REIS, V. O. Parâmetros e estratégias de leitura e escrita utilizados por crianças de escolas pública e privada. Revista CEFAC, São Paulo, v.15, n. 4, p. 827-836, 2013.

ROSA, C. C; GOMES, E.; PEDROSO, F. S. Aquisição do sistema ortográfico: desempenho na expressão escrita e classificação dos erros ortográficos. Revista CEFAC, São Paulo, v. 14, n.1, p. 39-45, 2012.

SALGADO, C.; CAPELLINI, S. A. Desempenho em leitura e escrita de escolares com alterações fonológicas na fala. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 2, p. 179-188, 2004

SAVAGE, R.; PILLAY, V.; MELIDONA, S. Rapid serial naming is a unique predictor of spelling in children. Journal of Learning Disabilities, Califórnia, v.41, n. 3, p. 235-250, 2008.

SCHNEIDER, A. C. B.; SOUZA, A. P. R; DEUSCHLE, V. P. Intervenção fonoaudiológica com gêneros textuais em um grupo de escolares. Revista CEFAC, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 337-45, 2010.

SELKIRK, E. O. The syllable. In: HULST, F. V.; SMITH, N. (orgs). The structure of phonological representations. Dordrecht Foris, p. 337-383, 1982.

SILVA, M. B. Leitura, ortografia e fonologia. São Paulo: Ática, 1981.

SONCIN, G.; TENANI, L. E. Evidence of the role of prosody in argumentative writing: Comma use in texts written by Brazilian students aged 11-14. Writing & Pedagogy, Leiden, v. 9, p. 77-101, 2017.

SONCIN, G.; RODRIGUES, A. A interação sintaxe-prosódia em usos de vírgula em esquema duplo: apontamentos para o ensino de pontuação. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, p. 1571-1606, 2018.

TEIXEIRA, S. M.; DEVANTIER, N.; GRASSI, L. H.; MIRANDA, A. R. M. Uma reflexão acerca do erro ortográfico: a importância do conhecimento sobre a língua para a prática pedagógica de professores das séries iniciais. Verba Volant, Pelotas, v. 2, p. 78-94, 2011.

TENANI, L. E. A grafia dos erros de segmentação não-convencional de palavras. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 35, p. 247-269, 2010.

TENANI, L. E.; PARANHOS, F. C. Análise prosódica de segmentações não-convecionais de palavras em textos do sexto ano do EF. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 13, p. 477-504, 2011.

TENANI, L. E.; REIS, M. C. ? E veveram felizes para sempre?: Análise de grafias não-convencionais de vogais pretônicas. Verba Volant, Pelotas, v. 2, p. 22-43, 2011.

VAZ, S. Aquisição da ortografia de consoantes soantes em crianças do ciclo I do Ensino Fundamental. 2019. 100 fl. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2019.

VAZ, S.; CHACON, L. Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 13, p. 695-719, 2013.

VAZ, S.; PEZARINI, I. O.; PASCHOAL, L.; CHACON, L. Characteristics of the acquisition of sonorant consonants orthography in Brazilian children from a São Paulo municipality. CoDAS, São Paulo, v. 27, p. 230-235, 2015.

VAZ, S.; CHACON, L. Coocorrência de traços fonológicos em substituições ortográficas de fonemas soantes. CoDAS, São Paulo, v. 32, p. 1-5, 2020.

Published

2022-12-30

How to Cite

CHACON, L. .; SILVA, M. A. A. da. Orthographic omissions in children’s writing: relationship between syllabic position and schooling . Language Studies, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 29-54, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12064. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12064. Acesso em: 24 aug. 2024.

Most read articles by the same author(s)