Excesso de diagnóstico na leitura e escrita: vivências com a linguagem no CCazinho (Excess of diagnosis in the reading and writing: language experiences in CCazinho)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v6i2.1074

Palabras clave:

Neurolinguística, Linguagem, Leitura, Escrita, Diagnósticos

Resumen

Este artigo põe em discussão o excesso de diagnóstico realizado na área de leitura e escrita, questiona essa situação e propõe a observação de um conjunto de fatores que concorrem para que seja marcada no corpo da criança a causa do seu insucesso escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Neurolinguística. Linguagem. Leitura. Escrita. Diagnósticos.

ABSTRACT
This paper puts under discussion the excess of diagnosis carried through in the reading and writing area, as well raises questions about this situation and considers different aspects of a set of factors that concur so that the cause of his/her school failure is marked directly in the body of the child.
KEYWORDS: Neurolinguistic, Language. Reading. Writing. Diagnostic.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonia Sellin Bordin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Sonia Sellin Bordin é fonoaudióloga clínica, Mestre em Linguística com a dissertação “Fale com ele: Um estudo neurolinguístico do autismo”. Doutoranda em Linguística na área de Neurolinguística Discursiva e tem como objeto de estudo o Centro de Convivência de Linguagens- CCazinho - vinculado ao Instituto de Estudos de Linguagem -IEL/UNICAMP.

Citas

COUDRY, M. I. H. Projeto Integrado em Neurolinguística – PINEURO, 2006
FREUD, S. La afasia. Buenos Aires: Nueva Visión, 1973. Edição Original, 1891.
______. Proyecto de psicología. In: Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu, 2001, v. I, p. 323-436. Edição Original, 1895.
FÉVRIER, J. Histoire de L’écriture. Paris: Payot, 1948.
JAKOBSON, R. Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia. In: Linguística e Comunicação. São Paulo: Cutrix, 1981. p. 34-62. Edição Original, 1954
VIGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004. Edição Original, 1926.
WATZLAWICK, P. Profecias que se autocumprem. In: A Realidade inventada. São Paulo: Editorial Psy II, 1994. p. 96-116.

Publicado

2008-12-30

Cómo citar

BORDIN, S. S. Excesso de diagnóstico na leitura e escrita: vivências com a linguagem no CCazinho (Excess of diagnosis in the reading and writing: language experiences in CCazinho). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 243-275, 2008. DOI: 10.22481/el.v6i2.1074. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1074. Acesso em: 21 nov. 2024.