Relações entre o verbal e o visual no infográfico (Relations between the verbal and visual in the infographics)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v9i1.1145

Palabras clave:

Discurso jornalístico, Ideologia, Língua, Infográfico

Resumen

Neste trabalho, nós analisamos o funcionamento do verbal e do visual no espaço do discurso jornalístico. Nós observamos que a materialidade significante visual do infográfico instaura falhas no ritual ideológico da escrita jornalística, pois há um imaginário que, com a imagem, a informação se tornaria mais fiel, real. Neste imaginário, nós percebemos uma falha da língua, que necessita da imagem para administrar sentidos e manter o mundo semanticamente normal.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso jornalístico. Ideologia. Língua. Infográfico.

ABSTRACT
In this paper, we analyze the functioning of verbal and visual in the space of journalistic discourse. We observe that the materiality significant of the visual infographic introduces flaws in the ideological ritual of journalistic writing, because there is an imaginary that with the image the information becomes true, real. In this imagery, we realized the failure of language that requires the image to manage and maintain the world semantically normal.
KEYWORDS: journalistic discourse. Ideology. Language. Infographic.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Regina Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso (UEMG/Brasil)

Silvia Regina Nunes é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus Universitário de Pontes e Lacerda, e é doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso). Atualmente, é membro dos Grupos de Pesquisa Cartografias da Linguagem (UNEMAT).

Citas

GADET, F.; PÊCHEUX, M. A língua inatingível: o discurso na história da lingüística. Campinas: Pontes, 2004.
GADET, Françoise; HAK, Tony. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997.
HIPPERTT, A. Linguagem didática. In: CAIXETA, Rodrigo. A arte de informar. Disponível em:<http://www.abi.org.br/paginaindividual. asp?id=556> Acesso em: 23 de maio de 2009.
MARIANI, Bethania. Sentidos de subjetividade: imprensa e psicanálise. Revista Polifonia, Cuiabá. v. 12, n. 1, p. 21-45, 2006.
O CICLO do etanol. In: 70 QUESTÕES para entender o etanol. Veja, São Paulo, n. 2052, 19 mar. 2008. 3 infográficos.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2006.
VEJA. São Paulo: Abril, n. 2052, 19 mar. 2008.

Publicado

2011-06-01

Cómo citar

NUNES, S. R. Relações entre o verbal e o visual no infográfico (Relations between the verbal and visual in the infographics). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 155-163, 2011. DOI: 10.22481/el.v9i1.1145. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1145. Acesso em: 22 jul. 2024.