Passagens nas mídias: o cinema em transição para uma nova constelação de mídias ( Media passages: the film on the way to a new media constellation)

Autores/as

  • Wolfgang Bock Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1238

Palabras clave:

Cinema, Digitalização, Interatividade, Controle social

Resumen

O cinema é resultado de dois processos: uma compilação de fotografias móveis do mundo externo e uma construção devido à montagem cinematográfica. Contudo, desde que a digitalização, a partir do final da década de 80, tornou-se mais importante na recepção e distribuição do filme, o segundo processo – a construção – cresceu na produção do filme: os efeitos técnicos que são feitos no computador substituem a filmagem do mundo exterior. Nessa perspectiva, o cinema como mídia está modificando sua relação básica com a realidade. A mudança do cinema como mídia privilegiada para a internet e a televisão digital implica novas formas de liberdade artística, mas também de controle social.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Digitalização. Interatividade. Controle social.

ABSTRACT

Film is the result of two processes: a compilation of moving photographs of the outer world and construction because of montage. However, since the digitalization in the late 1980s becomes more and more important in the film reception and distribution, the second factor is rising also in the film production: technical effects that are made in the computer substitute the filming of the outer world. In this perspective, the film as a media is changing its basic relation to reality. The changing of the leading media from film to the internet and digital television implicates new forms of artistic freedom but also social control.
KEYWORDS: Film. Digitalization. Interactivity. Social control.

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Biografía del autor/a

Wolfgang Bock, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

Wolfgang Bock é professor de Teoria e História das Comunicações Visuais na Faculdade de Arte e Design da Bauhaus-University em Weimar. É atualmente professor de Língua e Literatura Alemã na UFRJ. É autor de Walter Benjamin— Die Rettung der Nacht: Sterne, Melancholie und Messianismus (1995); Bild, Schrift, Cyberspace (2002); Medienpassagen (2006); Vom Blickwispern der Dinge: Sprache, Erinnerung und Ästhetik bei Walter Benjamin (2009); Die Erwartung der Kunstwerke. Ästhetische Modelle bei Benjamin, Adorno und Bataille (20013) e também de numerosos artigos sobre arte, mídia, literatura, filosofia e estudos culturais. É co-editor de Zeitschrift für kritische Theorie. 

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Publicado

2014-06-30

Cómo citar

BOCK, W. Passagens nas mídias: o cinema em transição para uma nova constelação de mídias ( Media passages: the film on the way to a new media constellation). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 29-44, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i1.1238. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1238. Acesso em: 22 nov. 2024.