Cinema e audiovisual: memória, formação e processos criativos em busca da autonomia do sujeito ( Cinema and Audiovisual: memory, training and creative processes towards the autonomy of the subject )
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1240Palabras clave:
Formação para o audiovisual, Experiência, Subjetividade, QuodlibetResumen
A partir de quatro propostas teóricas sobre as possibilidades do conhecimento e da ciência expressas por Foucault, Deleuze, Lévi-Strauss e Agamben – o erro, o falso o mito e o quodlibet – o texto busca refletir sobre a experiência como forma pedagógica que circunscreve a formação e a criatividade no campo do audiovisual. Como fundamento desse processo, evoca alguns conceitos de Montaigne para entender dois projetos de formação para o audiovisual, vividos por alunos do curso de cinema da PUC-Rio e moradores de comunidades faveladas do Rio de Janeiro em cursos de extensão ministrados na Universidade.
PALAVRAS-CHAVE: Formação para o audiovisual. Experiência. Subjetividade. Quodlibet.
ABSTRACT
From four theoretical proposals about the possibilities of knowledge and science expressed by Foucault, Deleuze, Agamben and Lévi-Strauss – the error, the false, myth and quodlibet – the text seeks to reflect on the experience as educational manner that limits the formation and creativity in the audiovisual field. As a fundament of this process, evokes some concepts from Montaigne to understand two projects for audiovisual formation, experienced by students of cinema of PUC-Rio and residents of favela communities in Rio de Janeiro in extension courses taught in the University.
KEYWORDS: Audiovisual formation. Experience. Subjectivity. Quodlibet.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Vida, líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007a.
_____. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007b.
______. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo. Cinema 2. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e historia dos sistemas de pensamento – Ditos e escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Mito e significado. Lisboa: Edições 70, 1981.
MONTAIGNE, Michel de. Os ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal