A representação da indisciplina escolar em revistas brasileiras: uma análise discursiva crítica (The school indiscipline representation in brazilian magazines: a critical discursive analysis)

Autores/as

  • Maria Aparecida Resende Ottoni da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Brasil) http://orcid.org/0000-0003-3674-3407
  • Monithelli Aparecida Estevão de Moura Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1264

Palabras clave:

Indisciplina Escolar, Representação, Intertextualidade, Interdiscursividade, Análise de Discurso Crítica

Resumen

Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa, na qual analisamos a representação discursiva da indisciplina escolar em gêneros publicados em duas revistas de circulação nacional, voltadas para professores, e em duas voltadas para leitores em geral. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica. Os resultados mostram que as vozes dos alunos e de seus responsáveis não são incluídas nos textos. Quanto à voz dos professores, ela é incluída apenas nas revistas voltadas para leitores em geral. Contudo, na maioria das ocorrências, colabora para a construção de uma representação identitária enfraquecida desses atores sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Indisciplina Escolar. Representação. Intertextualidade. Interdiscursividade. Análise de Discurso Crítica.

ABSTRACT
We present the partial results of a study, in which we examine the discursive representation of school indiscipline in two genres published in two national magazines for teachers, and in two magazines made for readers in general. For this, we apply the theoretical assumptions of Critical Discourse Analysis. The results show that the voices of students and their parents are not included in the texts. In relation to the voice of teachers, it is included only in magazines made for readers in general. However, in most instances, it collaborates to construct a weakened identity representation for these social actors.
KEYWORDS: School Indiscipline. Representation. Intertextuality. Interdiscursivity. Critical Discourse Analysis.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Resende Ottoni, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Brasil)

Maria Aparecida Resende Ottoni é doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (2007), fez estágio de doutoramento na Universidade de Lisboa, em Portugal (2006). É professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU), coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras e líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional. Entre seus temas de pesquisa, destacam-se: ensino de Língua Portuguesa; gêneros; humor; discurso jornalístico; identidade; representação de atores sociais.

Monithelli Aparecida Estevão de Moura, Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Brasil)

Monithelli Aparecida Estevão de Moura é graduada em Letras. Professora de Francês. Foi bolsista por dois anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional do Instituto de Letras e Linguística da UFU.

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Publicado

2014-12-30

Cómo citar

RESENDE OTTONI, M. A.; ESTEVÃO DE MOURA, M. A. A representação da indisciplina escolar em revistas brasileiras: uma análise discursiva crítica (The school indiscipline representation in brazilian magazines: a critical discursive analysis). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 255-274, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i2.1264. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1264. Acesso em: 22 nov. 2024.