Escrita acadêmica: formas de mobilizar o discurso do outro (Academic writing: forms to mobilize the speech of the other)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1265Palabras clave:
Discurso, Mobilização, EscritaResumen
Neste artigo, objetivamos analisar as formas de mobilização do discurso do outro na escrita dos conceitos de variação e de mudança em três dissertações de mestrado selecionadas do portal domínio público – CAPES e defendidas nos anos de 1979, 1989 e 2011. Tomamos como base a heterogeneidade enunciativa do dizer, proposta por Authier-Revuz (1998, 2004) no que se refere à modalização autonímica, ou seja, as diferentes formas do dizer. Os resultados apontam para três formas de mobilizar o discurso do outro, as quais denominamos de: escrita que marca fronteiras, escrita que representa um dizer e escrita reflexiva do dizer.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Mobilização. Escrita.
ABSTRACT
In this paper, we aim to analyze the ways used to mobilize the reader in the writing on the concepts of variation and change in three dissertations selected from the Public Domain Portal – CAPES. Both dissertations were defended in 1979, 1989 and 2011. We follow in our study the proposal of Heterogeneidade enunciativa do dizer, proposed by Authier-Revuz (1998, 2004) in order to investigate the different ways of saying. The results pointed out to three ways of mobilizing the interlocutor's speech, which we call: writing that mark borders, writing that represents a saying and reflective writing of saying.
KEYWORDS: Speech. Mobilization. Writing.
Descargas
Citas
AUTHIER-REVUZ, J. A. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Tradução de Leci Borges Barbisan e Valdir do Nascimento Flores Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
BARZOTTO, V. H. Lições das Fúrias: delitos e castigos inevitáveis. In: RIOLFI, C. O inferno da Escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011.
ORLANDI, E. P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico, 6a ed. Pontes Editores, Campinas, SP, 2012.
PÊCHEX, Michel. Semântica do Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
PÊCHEX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
RIOLFI, Cláudia. Ensinar a escrever: considerações sobre a especificidade do trabalho de escrita. Leitura: Teoria & Prática. Revista da Associação de Leitura do Brasil, Campinas-SP, v. 40, p. 47-51, jan./jul. 2003.
RIOLFI, Cláudia. Lições das Fúrias: delitos e castigos inevitáveis. In: RIOLFI, C; BARZOTTO, V. H. O inferno da Escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. Disponivel em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal