Língua inglesa como liíngua adicional: cultura e contextos (English as additional language: culture and context)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v11i2.5486Palabras clave:
Cultura, Contextos, Língua Adicional, Língua InglesaResumen
Neste artigo, discutimos as implicações do aprendizado da cultura no ensino da Língua Inglesa como Língua Adicional. Assim, trazemos conceitos referentes ao termo cultura para defender a ideia de que desenvolver uma língua adicional não significa apenas adquirir vocabulário e gramática. É necessário também desenvolver competências interculturais, para entender as normas que regulam a interação social da língua estudada. Não obstante, este artigo traz também os conceitos da estratificação da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que discutem a noção de contextos. Essa noção é fundamental, pois as escolhas linguísticas realizadas por cada usuário da língua são associadas a esses contextos.
PALAVRAS-CHAVE: LSF. Cultura. Contextos. Língua Adicional. Língua Inglesa.
ABSTRACT
In this article, we discuss the implications of learning culture in the teaching of English as an Additional Language. Thus, we bring concepts related to the culture term in order to defend the idea that developing an additional language does not just mean acquiring vocabulary and grammar. It is also necessary to develop intercultural skills to understand the rules that govern the social interaction of the language under investigation. Nevertheless, this article also brings the concepts of stratification of Systemic Functional Linguistics (SFL), which discusses the notion of contexts. This notion is fundamental because linguistic choices, made by each user of the language, are associated with these contexts.
KEYWORDS: SFL. Culture. Context. Additional Language. English Language.
Descargas
Citas
BERGMANN, J. C. F. Aquisição de uma Língua Estrangeira: o livro didático como motivador. 2002. 155p. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BOT, K.; LOWIE, W.; VERSPOOR, M. A dynamic system approach to second language acquisition. Bilingualism: language and cognition. Cambridge University Press. v. 10, n.1, p. 7-21, 2007.
BYRAM, M.; FLEMING, M. Perspectivas Interculturales en el aprendizaje de idiomas. Madrid: CUP, 2001.
CAMERON, L.; LARSEN-FREEMAN, D. Complex systems and applied linguistics. International Journal of Applied Linguistics, v. 17, n. 2, p. 226-239, 2007.
CAVALLARO, D. Critical and Cultural Theory. Londres: The Athlone Press, 2001.
CONCEIÇÃO, R. I. S. Formação de Professores de Língua Portuguesa: análise da avaliação de uma proposta de ensino de Produção Textual. Revista Raído, v. 7, n. 13, p. 11 - 36, jan-jun, 2013.
EGGINS, S. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. Londres/Nova York: Continuum, 2004.
GIDDENS, A. Central Problems in Sociological Theory. Berkeley: University of California Press, 1979/ [1994].
GIDDENS, A. The Constitution of Society. Cambridge: Polity Press, 1984.
GOUVEIA, C. A. M. Texto e Gramática: uma introdução à linguística sistêmico-funcional. Matraga, v. 16, n. 24, p. 13-47, jan-jun, 2009.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, Context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: OUP, 1991.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Construing Experience through Meaning: a language-based approach to cognition. London/Nova York: Continuum, 1999.
KRASHEN, S. D. Second Language Acquisition and Second Language Learning. University of Southern California: Pergamon Press, 2002.
KRAVISKI, E. R.; BERGMANN, J. Interculturalidade e motivação na aprendizagem de Línguas estrangeiras. Revista Intersaberes, v. 1, n. 1, p. 78-86, jan-jun, 2006.
LARAIA, R. de B. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
LEFFA, V. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN H.I; VANDRESEN, P. Tópicos de linguística aplicada: o ensino de língua estrangeira. Florianópolis: UFSC, 1988. p. 211-236.
MEURER, J. L. Integrando Estudos de Gêneros Textuais ao Contexto de Cultura. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.) Gêneros Textuais: Reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011, p. 175-196.
MEURER, J. L.; MOITA LOPES, L. P. Identidades Fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.
MOTTA-ROTH, D. Questões de Metodologia em análise de Gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.) Gêneros Textuais: Reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011, p. 154-173.
SCHLATTER, M; GARCEZ, P. M. Línguas Adicionais (Espanhol e Inglês). In: Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico. (Org.). Referencias curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagem, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, 2009, v. 1, p.127-172.
VIAN JR., O. Língua e Cultura Inglesa. Curitiba: IESDE, 2012.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luis Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
WILLIAMS, M.; BURDEN, R. L. Psychology for Language Teachers. Cambridge: CUP, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estudos da Língua(gem) está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Los autores que publican en el periódico Estudios de la Lengua (g) concuerdan con los siguientes términos:
La revista Estudios del Lenguaje mantiene los derechos de autor de las contribuciones publicadas. Estos derechos incluyen la publicación de la contribución y pondrá a disposición su contenido gratuitamente a través del portal