El léxico como un recurso lingüístico para la producción de significado en el texto: un estudio de caso con protocolos de investigación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i3.5928

Palabras clave:

Léxico. Protocolos de investigação. Linguística sistêmico-funcional.

Resumen

Este artículo tiene por objetivo investigar la complementariedad de los papeles desempeñados por el léxico y la gramática en la organización del texto. Se toma como base la Lingüística Sistémico-Funcional, ya que esta postula una relación de interdependencia entre léxico y gramática. En este artículo se promueve un estudio de caso en el cual un corpus compuesto por artículos académicos y materias periodísticas acerca de la Diabetes Mellitus fue compilado. A continuación, se aplicaron en el corpus dos protocolos de investigación lexical. Los resultados apuntaron que aun manteniendo el dominio experiencial, construido por el léxico, las elecciones sistémicas en los dos procesos sociosemióticos fueron diferentes. Además, para un ítem ser considerado léxico es necesario que pueda ser generalizado a través del establecimiento de relaciones taxonómicas de identificación, clasificación y generalización.
PALABRAS CLAVE: Léxico. Protocolos de investigación. Lingüística sistémico-funcional.

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Biografía del autor/a

Giacomo Patrocinio Figueredo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/Brasil)

Giacomo Patrocinio Figueredo é Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Pós-doutor em Linguística pela Universidade de Sydney (2016). É professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Tipologia, Estudos Multilíngues, Estudos da Tradução, Teoria Sistêmico-Funcional.

Júlia Santos Nunes Rodrigues

Júlia Santos Nunes Rodrigues é doutoranda em Estudos Linguístico do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apresenta experiência na área de Linguística Aplicada especialmente no campo dos Estudos da Tradução e nas pesquisas que envolvem a Teoria Sistêmico-Funcional. Tem experiência na área de tradução, adaptação e adequação de questionários da área das Ciências da Saúde e na área de aprendizagem de máquina voltada para a Análise de Sentimentos.

Francieli Silvéria Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Francieli Silvéria Oliveira é doutoranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2015. Atua na área de Linguística, trabalhando principalmente com os seguintes temas: análise contrastiva, modelagem linguística, variação linguística, sistema de mensagem, perfil metafuncional e Teoria Sistêmico Funcional.

 

Ricardo José Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Ricardo José Alve é doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa (2014) e Bacharelado em Linguística (2016) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência em Linguística, mais especificamente na de Descrição Linguística de base sistêmico-funcional. Atua nos seguintes temas: Estudos Multilíngues, Teoria Sistêmico-Funcional, Ensino de Língua Portuguesa e Revisão de Textos

Citas

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Publicado

2019-09-30

Cómo citar

FIGUEREDO, G. P.; RODRIGUES, J. S. N.; OLIVEIRA, F. S.; ALVES, R. J. El léxico como un recurso lingüístico para la producción de significado en el texto: un estudio de caso con protocolos de investigación. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 37-59, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5928. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5928. Acesso em: 22 nov. 2024.