Repetición, paráfrasis y construcción del conocimiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i3.5945

Palabras clave:

Repetición; Paráfrasis; Producción de conocimiento.

Resumen

El presente ensayo resalta la relevancia de las actividades sociocognitivas de repetición y paráfrasis, tanto para la retención como para la evolución del conocimiento científico, enfatizando que las investigaciones neurocientíficas han demostrado esta importancia y necesidad, dadas las características del funcionamiento cerebral del individuo humano.
PALABRAS CLAVE: Repetición; Paráfrasis; Producción de conocimiento.

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Biografía del autor/a

Onici Claro Flores, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/Brasil)

Onici Claro Flores é doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); mestre em Educação pela mesma universidade e graduada em Filosofia e em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lecionou Linguística na FAPA e na ULBRA/Canoas Foi professora do Curso de Letras e no Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. É investigadora da área de Linguística, concentração em Psicolinguística, pesquisando a respeito dos seguintes temas: leitura, leitura e sistemas de escrita, linguagem e cognição, interpretação /compreensão leitora, alfabetização.

Márcia Regina Melchior Landim

Márcia Regina Melchior Landim é doutoranda em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; é mestre em Letras, graduada em Pedagogia e em Letras – Espanhol pela mesma universidade. É membro do grupo de pesquisa Linguagem e cognição. É professora da rede municipal de ensino em Santa Cruz do Sul, com experiência em alfabetização e anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e também em gestão escolar.

Citas

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Publicado

2019-09-30

Cómo citar

FLORES, O. C.; LANDIM, M. R. M. Repetición, paráfrasis y construcción del conocimiento. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 133-142, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5945. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5945. Acesso em: 24 ago. 2024.