v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

					Visualizar v. 11 n. 1 (2019): LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Organizadores do número:

Márcio Roberto Soares Dias (Estudos Literários e Comparados). Diógenes Cândido de Lima; Janaina de Jesus Santos (Estudos Linguísticos e Aplicados)

Publicado: 2019-08-26

EXPEDIENTE

ENTREVISTA

  • DIALOGANDO COM O PROFESSOR VILSON LEFFA

    Diógenes Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5391

DOSSIÊ

  • LITERATURA E REPRESSÃO POLÍTICA

    Márcio Roberto Soares Dias
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5499

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

  • REESCRITAS DA MEMÓRIA – EM CÂMARA LENTA DE RENATO TAPAJÓS: ENTRE O TESTEMUNHO E A AUTOFICÇÃO

    Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza, Rosselane Liz Giordani
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5157
  • AS SOBREVIVÊNCIAS DOS SIGNOS, A MEMÓRIA INVOLUNTÁRIA DO ESTRANGEIRO E O ESPAÇO URBANO EM RUÍNAS AS REPRESENTAÇÕES DOS SIGNOS DE MUNDANIDADE, AMOR, DE QUALIDADES SENSÍVEIS E ARTE EM MILTON HATOUM

    Cacio José Ferreira, Norival Bottos Júnior
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4791
  • UMA POÉTICA DE ESCOMBROS: O MOTIVO DA RUÍNA E A MODERNA POESIA AUTOCONSCIENTE

    Fabiano Rodrigo da Silva Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5119
  • MERCEDES NÚÑEZ TARGA: ESCREVER PORQUE SE TEM DE CONTAR ESCRIBIR PORQUE SE TIENE QUE CONTAR

    Joyce Rodrigues Ferraz-Infante
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5151
  • FUGINDO PRA OUTRO LUGAR: O CLUBE DA ESQUINA, UMA POÉTICA DO MOVIMENTO

    Lauro Wanderley Meller
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5111
  • OS DIÁRIOS DIZEM MAIS DO QUE PRETENDEM DIZER: O CASO LIMA BARRETO OS DIÁRIOS DIZEM MAIS DO QUE PRETENDEM DIZER: O CASO LIMA BARRETO

    Marcio Jean Fialho de Sousa, Ilca Vieria de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5000
  • A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO CONTESTAÇÃO À DITADURA MILITAR EM CINZAS DO NORTE, DE MILTON HATOUM

    Márcio Miranda Alves
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5218
  • “MINHA VOZ ENROUQUECE”: A METONÍMIA NA POESIA DE BORIS PASTERNAK

    Olga Kempinska
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5110
  • A “PANAMÉRICA TROPICALISTA” ATRAVÉS DA LITERATURA CONTRACULTURAL DE JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA

    Patrícia Marcondes de Barros
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4975
  • LITERATURA E REPRESSÃO: UMA ANÁLISE DO CONTO “DODORA”, DE BERNARDO KUCINSKI

    Suzeli Santos Santana, Cristiano Augusto da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5133
  • O GENOCÍDIO DE CANUDOS COMO TRAUMA E OS SERTÕES COMO RELATO TESTEMUNHAL

    Zelina Márcia Pereira Beato Szachnowski, Aryadne Bezerra Araújo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5141

APRESENTAÇÃO

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: SABERES, SUJEITOS, POLÍTICAS E CURRÍCULOS

    Janaina de Jesus Santos, Diógenes Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5502

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

  • CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM BASE EM CURTAS-METRAGENS

    Aline Silva Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5082
  • ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REFLEXÕES

    Ângela Cogo Fronckowiak, Carlos René Ayres, Cristiane Dall Cortivo Lebler
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5074
  • VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR

    Cirlene Cristina de Sousa, Priscila Lima e Silva, Andrea Lourdes Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5158
  • A LÍNGUA INGLESA E AS RELAÇÕES COMERCIAIS: ELEMENTOS E REFLEXÕES

    Claudia Bittencourt Pereira, Diógenes Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4790
  • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL

    Cremilton De Souza Santana, Diógenes Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5156
  • PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO

    Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Maria Andreia Batista Blum, Eliziane Manosso Streiechen
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5140
  • A AULA DE INGLÊS E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS POLÍTICA: UM PROJETO DE ALIENAÇÃO DO SUJEITO SOCIAL

    Davi Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5378
  • A LINGUÍSTICA COGNITIVA NA SALA DE AULA: ENCAMI-NHAMENTOS POSSÍVEIS

    Dedilene Alves de Jesus
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5010
  • BIBLIOTECA E SALAS DE LEITURA: ESPAÇOS DE MEDIAÇÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Deisi Luzia Zanatta, Fabiane Verardi
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5130
  • LINGUÍSTICA APLICADA, SABER GLOCAL E INTERDISCIPLINARIDADE

    Eliana Márcia dos Santos Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5124
  • A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS POR MEIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

    Elisa Novaski Cordeiro, Francisco Carlos Fogaça
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5128
  • FAKE NEWS: O QUE SÃO E COMO INTER(AGEM) NA ERA DA PÓS-VERDADE

    Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Eduardo Dias da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5100
  • O LUGAR DOS ESTUDOS DE LÍNGUA E LITERATURA LATINA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

    Grace Freire Bandeira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5076
  • FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS

    Ilza Leia Ramos Arouche, Dorotea Frank Kersch
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5071
  • ANÁLISE DISCURSIVA DA BNCC: CONSTRUÇÃO OU (DES)CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA BRASILEIRA?

    Ivanise Jurach, Taíse Neves Possani
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5147
  • COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA

    Josimayre Novelli, Elaine de Castro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5159
  • SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

    Juliana Reichert Assunção Tonelli, Gladys Quevedo-Camargo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5134
  • DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE REFINO DE CORREÇÕES

    Laura Márcia Luiza Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5126
  • AUTOCONFRONTAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM INSTRUMENTO PARA RECONFIGURAR SABERES DOCENTES

    Lidia Stutz, Vera Lúcia Lopes Cristovão
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5114
  • LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: AÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS

    Lúcia Gracia Ferreira, Lucimar Gracia Ferreira, Lilian Moreira Cruz
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5080
  • O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA HISTÓRIA COM A LEITURA

    Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5139
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR FACE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

    Sandro Luis Silva, Cirlei Izabel da Silva Paiva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5125
  • PRINCÍPIOS FREIREANOS PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUAS LIBERTADOR

    Tainá Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5149

ENSAIOS

  • A ENGENHARIA NOTURNA DE MÁRIO FAUSTINO EM O HOMEM E SUA HORA: LEITURA DO POEMA “MITO”

    Luciano Cavalcanti
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5221

NASCENTES

  • TUTAMEIA: A LINGUAGEM E A ESTRUTURA DA OBRA EM SINTONIA COM A (I)LÓGICA DA VIDA

    Ana Maria Rocha Soares, Márcio Roberto Soares Dias
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5437
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONTEXTO QUILOMBOLA NO BRASIL DIÁLOGOS COM PESQUISAS ATUAIS

    Aparecida Pereira dos Santos, Kléber Aparecido da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5028
  • LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UM ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO

    Edilson de Almeida Resende, Lucas Santos Campos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5394
  • SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS

    Elaine Cristina Barbosa Passos, Claúdia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4961
  • LUAMANDA E SUAS “SETE FACES”: UM OLHAR SOBRE O CONTO “LUAMANDA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO

    Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça, Adriana Maria Abreu de Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5389
  • VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS EM DISCURSOS SOBRE A SEGURANÇA DE SUJEITOS LGBTQ+

    Glênio Rodrigues Ribeiro Neto, Francisco Vieira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5084
  • NOS CONTOS, A NEOLOGIA: INOVAÇÕES LEXICAIS EM "FATALIDADE", DE GUIMARÃES ROSA

    Jares Gomes Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4997
  • UMA ANÁLISE ACERCA DAS RELAÇÕES INTERACIONAIS NO ESPAÇO DISCURSIVO SALA DE AULA À LUZ DO FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

    Layane Dias Cavalcante Viana, Nicéia Maria de Figueiredo Souza Melo, Mônica Matos Anunciação
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5136
  • UM CORPO ESTRANHO EM "FESTA"

    Lucca de Resende Nogueira Tartaglia
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5116
  • LIRISMO E MELANCOLIA: UMA ANÁLISE DE DOIS POEMAS DE RUY ESPINHEIRA FILHO

    Pauliany Carla Martins
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5083
  • FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO: UMA REALIDADE VIVENCIADA NA EJA

    Renata da Silva Posso, Isabel Cristina Michelan Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5144
  • O TELETANDEM COMO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

    Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5145
  • NA ERA DA MULTIPLICIDADE: FRAGMENTAÇÃO, INTENSIDADE E VIOLÊNCIA NO ROMANCE AS FANTASIAS ELETIVAS

    Rondinele Aparecido Ribeiro, Francisco Cláudio Alves Marques
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5014
  • ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO

    Tatiane Cristina Becher, Sanimar Busse
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5420
  • PAIXÃO, SUBVERSÃO E RASURA HISTÓRICA NO ROMANCE NO PAÍS DAS SOMBRAS (1979), DE AGUINALDO SILVA

    Tiago Calazans Simões, Sandra Maria Pereira do Sacramento
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5155
  • A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA NOTAS SOBRE O ACONTECIMENTO DISCURSIVO E A MEMÓRIA NO CASAMENTO ENTRE O PRÍNCIPE HARRY E A PRINCESA MEGHAN

    Wilder Kléber Fernandes de Santana, Anísio Batista Pereira, Lucas Rodrigues Lopes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5117

REPERTÓRIO

  • OFICINA DE REESCRITA E CRÍTICA LITERÁRIA EM ATO NA UNIVERSIDADE

    Violaine Houdart-Merot; Diego Grando
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5013

RESENHAS

  • OS HOMENS NÃO AMAM AS MULHERES, DE LUCILENE MACHADO

    Betania Vasconcelos da Cruz Fraga, Altamir Botoso
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.4910