O reggae em São Luís: identidade cultural e o surgimento da Jamaica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e11964

Palavras-chave:

Reggae., Identidade Cultural, Jamaica Brasileira, São Luís, Maranhão

Resumo

O presente artigo discute a chegada e consolidação do reggae em São Luís. Constata-se que São Luiz é o território fora da Jamaica onde o gênero musical mais faz sucesso, tendo incorporado pela sua população, principalmente por negros, uma série de hábitos particulares durante a apropriação do reggae jamaicano, deste modo, o regueiro de São Luís criou laços únicos com o ritmo jamaicano e essa relação perdura até os dias atuais. Estes aspectos contribuíram para que São Luís fosse concebido como ‘Jamaica Brasileira’. O objetivo da pesquisa é analisar a relação do reggae com a população ludovicense, suas particularidades e simbolismos. Como resultados, identificou-se que a relação sociedade e reggae existente em São Luís possuem singularidades, que expressam aspectos históricos, culturais, raciais e de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matheus Andrade Marques, Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é doutorando em Geografia pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Integra os grupos de pesquisa do CNPq: Turismo, Cidades e Patrimônio da UFMA; e também o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional - LAPUR, da UFC.

Referências

ARAÚJO, Elaine Peixoto. O reggae ludovicense: uma leitura do seu sistema léxico semântico. Revista Philologus – Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos –Ano 10, Número 28, Rio de Janeiro: CiFEFil, 2004.

BRASIL, Marcus Ramúsyo de Almeida. O reggae no Maranhão: sociologia da cultura e produção simbólica. Aurora Revista de Arte, Mídia e Política, n. 12, p. 88-101, 2011.

Jornal O Imparcial. Quinta do Reggae é suspensa temporariamente no Centro Histórico. 2019. Disponível em: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2019/08/quinta-do-reggae-e-suspensa-temporaria-no-centro-historico/> Acesso realizado em agosto de 2021.

MORAIS, Maria do Carmo Lima. A invenção da expressão “Jamaica brasileira”. Revista Cambiassu, São Luís, ano, v. 18, p. 126-141, 2008.

MORAIS, Maria do Carmo Lima; ARAÚJO, Patrícia Carla Viana. O reggae, da Jamaica ao maranhão: presença e evolução. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 4., 2008, Salvador. IV Encontro... Salvador: ENECULT, 2008. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14539.pdf >. Acesso realizado em agosto de 2021.

PENHA, Talita Lima. Reggae, Identidade Cultural e Atividade Turística de São Luís do Maranhão. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Universidade de Brasília, 2003.

SANTOS, Fábio Abreu. Produção e consumo do reggae das radiolas em São Luís/MA: significados, simbolismo e aspectos mercadológicos. 245 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record. 2000.

SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Da terra das primaveras à ilha do amor: reggae, lazer e identidade cultural. São Luis: Editora EDUFMA, 1995.

Publicado

2023-05-07

Como Citar

MARQUES, M. A. O reggae em São Luís: identidade cultural e o surgimento da Jamaica brasileira. Geopauta, [S. l.], v. 7, p. e11964, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.e11964. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11964. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos