Cartografia escolar e ensino de geografia no contexto pandêmico: reflexões a partir dos “cadernos de apoio à aprendizagem” na rede estadual de ensino da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.12719

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar e discutir a abordagem pedagógica e conceitual da cartografia escolar, nos cadernos de apoio a aprendizagem de Geografia da 1ª série do Ensino Médio. Os cadernos são materiais específicos para o contexto da sala de aula online, utilizados no período pandêmico. Pautada na abordagem qualitativa e caracterizada de tipo documental, utilizamos os dispositivos: revisão bibliográfica sobre Cartografia Escolar e Ensino de Geografia; leitura dos decretos; análise de três cadernos referente às primeiras unidades letivas. Consideramos que o material tem potencialidades e fragilidades no que concerne ao ensino de Geografia e à abordagem da linguagem cartográfica, ao considerar os níveis de leitura no campo da alfabetização cartográfica, há maior foco na localização/análise em detrimento da correlação e síntese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Humberto Cordeiro Araujo Maia, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC- Bahia-Brasil

Doutor em Geografia pela Unesp, Professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC- Bahia-Brasil

Joseane Gomes de Araújo, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC- Bahia-Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo; Professora Assistente da Universidade Estadual Santa Cruz. 

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

MAIA, H. C. A. .; MACEDO, J. de C.; ARAÚJO, J. G. de. Cartografia escolar e ensino de geografia no contexto pandêmico: reflexões a partir dos “cadernos de apoio à aprendizagem” na rede estadual de ensino da Bahia. Geopauta, [S. l.], v. 7, p. e12719, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.12719. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/12719. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos