Processo de avaliação por pares

Processo de avaliação pelos pares (peer review)

Os artigos recebidos na submissão da revista Geopauta passarão por revisão técnica. Antes de ser encaminhado para avaliação e poderão neste caso poderão ser rejeitados já nessa primeira etapa da submissãoPara assegurar a integridade da avaliação por pares cega, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade dos autores e avaliadores ente os mesmo durante o processo. Assim: Os autores devem excluir os nomes  do texto substituindo por “autor” e ano em notas, títulos do artigo em partes do conteúdo do texto. Deve ser removida a identificação do(s) autores das propriedades do documento Word (no menu Arquivo>Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, clicando na sequencia: Arquivo> Salvar como...>Ferramentas, Salvar.

Primeiramente será feita uma analise criteriosa do artigo pelo corpo editorial da revista, observando a relevância do tema, as normas técnicas gerais da Revista expostas no escopo da submissão de artigos; no template da revista, seguido por uma rigorosa avaliação das normas editorias da Geopauta.  A avaliação do artigo será embasada na originalidade, relevância científica, correção, clareza e qualidade gráfica das ilustrações, dentre outros. 

Posteriormente os artigos, aprovados nessa primeira etapa serão encaminhados para avaliação por pareceristas externos  ou do conselho cientifico da revista escolhidos no sistema duplo-cego por especialidade e/ou afinidade ao tema dos trabalhos a serem apreciados, tais trabalhos poderão ser avaliados e reavaliados conforme a necessidade indicada em cada parecer e conforme os encaminhamentos da comissão editorial da revista.

A revista disponibiliza um formulário de avaliação que será encaminhado para os pareceristas ad hoc. Os pareceres poderão ser de recomendado para publicação, recomendado com correção/revisão obrigatória do texto ou não recomendado para publicação. Em caso de artigo com parecer não recomendado este poderá ser reencaminhado para avaliação numa etapa posterior caso seja julgado relevante pela comissão editorial para os temas de publicação da revista.

Os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Os pareceristas devem registrar a declaração de conflito de interesses, disponibilizada no formulário de avaliação. Devem ainda manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou pelo autor, sem conservar nenhuma cópia do manuscrito. Não devem usar em proveito próprio informações ou ideias obtidas na leitura dos trabalhos.

Após o envio dos pareceres, os autores serão comunicados da decisão editorial. Caso sejam solicitadas alterações, os autores deverão atentar-se aos prazos estabelecidos para o envio da versão corrigida do artigo. O artigo só será publicado mediante o envio das correções e/ou das justificativas de não alteração e neste caso cabe à comissão editorial decidir sobre a reavaliação do artigo para publicação ou não. A comissão editorial encaminhará ao(s) autor(es) as alterações recebidas no parecer, os pareceristas podem propor correção, supressão e ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos etc. Os pareceres têm caráter consultivo, sendo o editor da submissão o responsável pela decisão final sobre a publicação do artigo.

Preprints- review

Caso o autor tenha intenção de publicar no formato preprints disponibilizamos o formulário em conformidade com a Ciência Aberta do SciELO e indicamos, conforme a declaração Ciência Aberta  que arquivos contendo Dados da Pesquisa (códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas) sejam disponibilizados no próprio manuscrito ou em repositório online aberto, e serão avaliados nessa modalidade. Além disso disponibilizamos o link de outras plataformas públicas,  como PreprintsPreprints SciELOarqxivPsyarxiv, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

 O(a)(s) autor(as)(es) que submetem artigo no  preprint Scielo e ou nas demais plataformas públicas de preprints deverão indicar se querem que o artigo seja avaliado pela Revista Geopauta.. Caso ocorra essa indicação a comissão editorial da revista Geopauta  irá aplicar as etapas descritas na seção critérios de avaliação peer review   da Geopauta  assim, se o artigo submetido no sistema preprint  tenha atingido as condições mínimas da revista este será encaminhado para parecer pela comissão editorial. Nessa etapa da avaliação o parecerista deverá indicar se concorda ou não com a divulgação do nome no parecer em caso afirmativo o parecer deve ser assinado  pelo parecerista  ao qual terá o nome divulgado no sistema preprint.