The relationship between society and nature and socio-spatial impacts of the Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) in Ibiassucê – BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i3.2019Palabras clave:
Society / nature. Space. Landscape. Impacts. FIOLResumen
O presente trabalho tem por finalidade analisar de forma sucinta aspectos de ordem ambiental provenientes da construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), uma vez que a ação antrópica é responsável por diversas modificações, muitas vezes desastrosa na natureza e de certa forma impactante à biodiversidade. Este trabalho foi elaborado diante da leitura de documentos lavrados pela empresa responsável pela construção da ferrovia e um estudo in lócus, realizado através da aplicação de 41 questionários no povoado de Santo Antônio, em Ibiassucê – Bahia, e, entrevistas com a população local para compreender relação que a sociedade estabelece com a natureza. O texto base é o Plano Básico Ambiental, no entanto outras fontes foram utilizadas para a construção desse texto, como artigos e texto da internet, assim como documentos elaborados pelo governo do Estado da Bahia. Trata-se, portanto de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados apontaram que há uma grande dificuldade dos entrevistados em conceituar impacto ambiental, fazendo-o de maneira reducionista, embora a maioria saiba identificar quais são os possíveis impactos ambientais que uma determinada construção pode causar à natureza e/ou aos seres humanos, assim como sabem identificar as medidas mitigadoras dos mesmos. No entanto, ainda existe dificuldade de um número acentuado de pessoas em compreender alguns termos vinculados ao meio ambiente. Constatou-se a carência de uma Educação Ambiental que proporcione uma conexão que tem como centro a consciência ambiental, tornando os indivíduos responsáveis por construir uma sociedade comprometida com a natureza.
Descargas
Métricas
Citas
BANDEIRA, Clarice; FLORIANO, Eduardo Pagel. Avaliação de impacto ambiental de rodovias. Associação de Pesquisa, Educação e Proteção Ambiental do Noroeste do Estado Do Rio Grande Do Sul, Santa Rosa nº 8, 1ª ed p. 3-68, 2004.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: Labur Edições, 2007, 123p.
CAVALCANTI, Clóvis. Condicionantes biofísicos da economia e suas implicações quanto à noção do desenvolvimento sustentável. In: ROMEIRO, Ademar Ribeiro; REYDON, Bastian Philip; LEONARDI, Maria Lucia Azevedo (Orgs.). Economia do meio ambiente: teoria, políticas e a gestão de espaços regionais. Campinas: UNICAMP/IE, 1996. p. 61-82.
JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, nº 118, p. 189-205. Disponível em: <http:www.scielo.br>. Acesso em: 12 Jul. 2013.
LEFEBVRE, Henri. La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000. (Original La production de l´espace. Paris: Anthopos, 1986)
LOYOLA G., Roger. A Economia Ambiental e a Economia Ecológica: Uma Discussão Teórica. Disponível em: <http: www.ecoeco.org.br>. Acesso em: 02 Fev. 2012.
MUGGLER, Cristine Carole; SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto; MACHADO, Vinícius Azevedo. Educação em Solos: Princípios, Teoria e Métodos. Ensino da Ciência do Solo, Viçosa, vol. 30, nº 4, p. 733-740. Disponível em <http: www.scielo.com.br>. Acesso em: 02 Fev. 2012
OIKOS PESQUISA APLICADA. Relatório de Impacto Ambiental. Disponível em < http://www.oikos.com.br/site_ok/FIOL.htm>. Acesso em: 13 Ago. 2012.
OLIVEIRA FILHO, Jaime E. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: Um Novo Paradigma Eco-Econômico para as Organizações Modernas. Disponível em: <http: www.fbb.br>. Acesso em: 02 Fev. 2012.
PAC. Ferrovia de Integração Oeste-Leste é vistoriada por ministros. Disponível em <http://www.pac.gov.br/noticia/e4bb2029> ás 15:37 do dia 19-07-12.
PAULA, Dilma Andrade. As ferrovias no Brasil: análise do processo de erradicação de ramais. In: II Congresso de História Ferroviária. Anais. UAM: Madrid, 2001.
REVISTA BAHIA DE TODOS OS CANTOS. Governo do Estado. N° 4 Ano 2 Março 2010.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção São Paulo, 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SARAIVA, Danieli. Impactos Ambientais Causados pela Expansão Urbana no Município do Rio de Janeiro. 2010. 45 f. Monografia (Pós-Graduação “Lato Sensu” em Engenharia de Produção)-Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 De la Revista Geopauta y de lo(s) Autor(es)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor
Los autores conservan de forma irrestricta los derechos de autor y otorgan a Geopauta la primera publicación con el trabajo licenciado simultáneamente bajo (CC BY.), lo que permite a otros compartir con reconocimiento de autoría de cada autor en la publicación inicial en esta revista.
Propiedad intelectual y condiciones de uso
Geopauta adopta la política de Acceso Libre de acuerdo con el Acceso Abierto - OAC recomendado por el DOAJ y de acuerdo con los Criterios SciELO, bajo una Licencia Internacional Creative Commons CC By Attribution 4.0, permitiendo el acceso gratuito inmediato a la obra y permitiendo a cualquier usuario leerla. descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, rastrearlos para indexarlos, pasarlos como datos al software o utilizarlos para cualquier otro propósito legal.
Geopauta atribuye la licencia CC BY. donde está permitido sin restricciones:
Compartir: copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier fin, incluso comercial. siempre y cuando den el debido crédito a la creación original.
Adaptar: remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación original.