Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e11210

Palavras-chave:

Recontextualização, Currículo, Professor de Geografia, Reforma do Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a formação e as práticas pedagógicas de docentes de Geografia do ensino médio. O aporte teórico empregado é o de Basil Bernstein, especificamente com o conceito de recontextualização e o método do ciclo de políticas. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia do ensino médio. Os resultados revelaram que as reformas curriculares nacional e estadual trouxeram mudanças negativas para os professores e para a disciplina, pois a influência de agentes do setor privado nas políticas e as demandas do mercado de trabalho, refletidas nas reformas, prejudicaram a recontextualização e a prática de ensino.

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Biografia do Autor

Hanneli Souza Almeida Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Geografia (UESB) e Mestre em Ensino pelo Programa de pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UNESP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino. 

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

SOUZA ALMEIDA SANTOS, H.; EUGENIO, B.; CAMPOS PEREIRA, S. M. Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas. Geopauta, [S. l.], v. 6, p. e11210, 2023. DOI: 10.22481/rg.v6.e2022.e11210. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos