O evento extremo de precipitação do outono de 2024 na região hidrográfica do Guaíba (RS)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15684Palavras-chave:
evento extremo, precipitação, efeito orográficoResumo
Neste artigo apresentamos o evento extremo de precipitação ocorrido Região Hidrográfica do Guaíba (RHG) no outono de 2024, na perspectiva da climatologia geográfica. Discutimos, inicialmente, os conceitos de extremo climático e a proposta análise da sucessão de três eventos de precipitação em sequência. Para esta análise foram organizados dados diários de estações meteorológicas do INMET e do CEMADEN. Os três eventos foram: o primeiro, com 500mm, em média; seguido por outro com 200mm; e o último de 100mm. A distribuição da precipitação indica efeito orográfico e desencadeou movimentos de massa nas encostas e inundações extraordinárias, tanto nas sub bacias, como na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde o sistema de proteção contra cheias colapsou, por falta de manutenção.
Downloads
Metrics
Referências
BARRY, Roger G.; CHORLEY, Richard J. Atmosfera, Tempo e Clima. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Bookman, 9. ed., 2013.
CENTRO NACIONAL DE MONITORAMENTO DE DESASTRES NATURAIS -CEMADEN. Mapa Interativo da Rede Observacional para Monitoramento de Risco de Desastres Naturais do Cemaden. Disponível em:<https://mapainterativo.cemaden.gov.br/> Acesso em: 8 jul. 2024
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Tempo: Tabela de Dados das estações. Disponível em https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS -INPE. Evento extremo no Rio Grande do Sul entre final de abril e início de maio de 2024. Relatório Técnico da Divisão de Previsão de Tempo e Clima da Coordenação-Geral de Ciências da Terra. Julho 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/assuntos/ultimas- noticias/relatorio-do-inpe-explica-evento-meteorologico-que-causou-a-tragedia-no- rs/chuvas-rio-grande-do-sul.pdf . Acesso em: 16 ago. 2022.
MONTEIRO, Carlos A. F. Clima e Excepcionalismo: Conjeturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Editora da UFSC, 1991.
MONTEIRO, Carlos A. F. O estudo geográfico do Clima. Cadernos Geográficos, n°1. Florianópolis: Imprensa Universitária, maio 1999. p. 1-73.
RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 10.350, de 30 de dezembro de 1994. Institui o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, regulamentando o artigo 171 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/10.350.pdf. Acesso em 07 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Do(s) Autor(es) e da Revista Geopauta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.