O evento extremo de precipitação do outono de 2024 na região hidrográfica do Guaíba (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15684

Palavras-chave:

evento extremo, precipitação, efeito orográfico

Resumo

Neste artigo apresentamos o evento extremo de precipitação ocorrido Região Hidrográfica do Guaíba (RHG) no outono de 2024, na perspectiva da climatologia geográfica. Discutimos, inicialmente, os conceitos de extremo climático e a proposta análise da sucessão de três eventos de precipitação em sequência. Para esta análise foram organizados dados diários de estações meteorológicas do INMET e do CEMADEN. Os três eventos foram: o primeiro, com 500mm, em média; seguido por outro com 200mm; e o último de 100mm. A distribuição da precipitação indica efeito orográfico e desencadeou movimentos de massa nas encostas e inundações extraordinárias, tanto nas sub bacias, como na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde o sistema de proteção contra cheias colapsou, por falta de manutenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erika Collischonn , Universidade de Pelotas – UFPEL, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica e Sistemas de informações Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia geográfica, ensino de climatologia, geocartografia nas áreas de saúde e segurança pública. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa "Espaço e Saúde" (UFPR/Curitiba). Integra a equipe de professores do Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física - LEAGEF/UFPEL (http://ich.ufpel.edu.br/leagef/). Atua nos cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPEL

Referências

BARRY, Roger G.; CHORLEY, Richard J. Atmosfera, Tempo e Clima. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Bookman, 9. ed., 2013.

CENTRO NACIONAL DE MONITORAMENTO DE DESASTRES NATURAIS -CEMADEN. Mapa Interativo da Rede Observacional para Monitoramento de Risco de Desastres Naturais do Cemaden. Disponível em:<https://mapainterativo.cemaden.gov.br/> Acesso em: 8 jul. 2024

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Tempo: Tabela de Dados das estações. Disponível em https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS -INPE. Evento extremo no Rio Grande do Sul entre final de abril e início de maio de 2024. Relatório Técnico da Divisão de Previsão de Tempo e Clima da Coordenação-Geral de Ciências da Terra. Julho 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/assuntos/ultimas- noticias/relatorio-do-inpe-explica-evento-meteorologico-que-causou-a-tragedia-no- rs/chuvas-rio-grande-do-sul.pdf . Acesso em: 16 ago. 2022.

MONTEIRO, Carlos A. F. Clima e Excepcionalismo: Conjeturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Editora da UFSC, 1991.

MONTEIRO, Carlos A. F. O estudo geográfico do Clima. Cadernos Geográficos, n°1. Florianópolis: Imprensa Universitária, maio 1999. p. 1-73.

RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 10.350, de 30 de dezembro de 1994. Institui o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, regulamentando o artigo 171 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/10.350.pdf. Acesso em 07 jun. 2024.

Publicado

2024-12-04

Como Citar

COLLISCHONN , E. . O evento extremo de precipitação do outono de 2024 na região hidrográfica do Guaíba (RS). Geopauta, [S. l.], v. 8, p. e15684, 2024. DOI: 10.22481/rg.v8.e2024.e15684. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/15684. Acesso em: 21 dez. 2024.