REFLEXÕES SOBRE O TERRITÓRIO E A DINÂMICA POPULACIONAL DE IBIRATAIA – BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i1.1789Palavras-chave:
Território, Dinâmica Populacional, Cidade Pequena.Resumo
A natureza dos fluxos migratórios na contemporaneidade são as mais variadas possíveis. Qualquer processo de formação territorial está intimamente ligado a esses movimentos, inclusive à busca de espaços de maior dinamismo econômico. A partir do alicerce contido nessas afirmações, buscou-se analisar Ibirataia, enquanto cidade pequena por meio de sua caracterização demográfica e pela sua diversificação territorial, tendo como base, uma conceituação do termo migração, do seu contexto na dinâmica populacional e de sua influencia na dinâmica do território. Foi elaborada uma analise mais ampla, na qual se discute a importância dos fluxos migratórios para o processo de desenvolvimento da humanidade, seguindo para uma análise dos movimentos populacionais no Brasil e na Bahia, produzindo posteriormente um diagnóstico específico dos fluxos da mobilidade de pessoas no território que envolve Ibirataia e sua microrregião.
Downloads
Metrics
Referências
IBGE, 2010. Censo Demográfico de 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dados referentes ao município de Ibirataia, disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=291290&search=bahia|ibirataia|infograficos:-historico> – acesso em: 27 de Jul. 2014
MENDES COSTA, Francisco. Políticas públicas e atores sociais na evolução da cacauicultura baiana. Vila Velha, ES: Opção Editora, 2012. 252 p.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Indicadores de mortalidade (página eletrônica). Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2000/fqc01.htm - acesso em: 10 de Fev. 2015.
OLIVEIRA, C. G. S. de; TRINDADE, G. A.; GRAMACHO, M. H. Trajetória, permanência e transformações têmporo-espaciais na cidade de Camacan/BA: interfaces com a crise da cacauicultura. Ilhéus: Editus, 2009.
ROCHA, Lurdes Bertol. O centro da cidade de Itabuna: trajetória, signos e significados, Ilhéus- BA: Editus, 2003.
SANTOS, A.A.P. Diagnósticos Municipais: Ibirataia. Salvador: Instituto Gaparetto, 2013. (Série Estudos e Pesquisas). 401p.
SANTOS, Alan Azevedo Pereira. Diagnóstico da Violência e Criminalidade em Itabuna-BA. Itabuna: Instituto-PROSEM, 2012. 140 p. Disponível em: <http://www.academia.edu/6239663/Diagn%C3%B3stico_da_Viol%C3%AAncia_e_Criminalidade_em_Itabuna_BA>. Acesso em: 10 de Jun. 2014.
SANTOS, Maria Luiza Silva. Migração e pobreza no sul da bahia: A relação com a teoria da privação das capacidades, disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros/6EncNacSobreMigracoes/ST1/MariaLuizaSilva.pdf> - acesso em: 26 de Jun. 2014.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI 10ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2008. 212 e 213 p.
SANTOS, Milton, SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI / Milton Santos, Maria Luiza Silveira – 5ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2003.
SCARLATO, F. C. população e urbanização brasileira. In: ROSS, J. (Orgs). Geografia do Brasil, São Paulo: Edusp, 1996.
TESOURAS NOTICIAS. Em: <http://www.tesourasnoticias.com.br/> - acesso em 30 de Jul. 2014.
TRINDADE, Gilmar Alves. Aglomeração Itabuna-Ilhéus: cidade, região e rede urbana (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Sergipe, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.