Construindo pontes entre universidade e sociedade: experiência de inserção da extensão em cursos de graduação
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12642Palavras-chave:
Meio Ambiente. Extensão Universitária. Ciência Cidadã. Componente Curricular.Resumo
O presente relato tem como objetivo descrever as principais vivências e experiências adquiridas por meio da oferta de uma "Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS)", na área de Meio Ambiente, intitulada "Ciência, comunicação e cidadania: Engajamento da sociedade civil em ações de conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos", destinada aos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao longo dos anos em que foi ofertado, o componente curricular tem proporcionado aos estudantes vivências e experiências enriquecedoras, bem como, contribuído para o fortalecimento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, por meio das diversas atividades desenvolvidas, para a construção de pontes entre univeridade e sociedade, no fortalecimento da identidade coletiva, para o empoderamento das populações locais e para o aumento da autoestima dos envolvidos. Com base nas lições aprendidas, buscamos refletir sobre as barreiras que precisam ser superadas para que a inserção qualificada da Extensão Universitária nos currículos de graduação e pós-graduação ganhe uma maior abrangência em nosso país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.