Estudo da reprodução humana em um contexto inclusivo com estudantes surdos: em foco as aulas de Ciências para o Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12815

Palavras-chave:

Pedagogia Visual, Ensino de Ciências para Surdos, Libras, Inclusão Educacional, Sexo e sexualidade

Resumo

O processo educativo favorece a construção da cidadania, além de contribuir para a formação de indivíduos críticos, reflexivos e autônomos. Com base nessa premissa e nos estudos de Vigotski, entendemos que o desenvolvimento humano ocorre a partir de relações estabelecidas por meio das interações sociais mediadas pela linguagem. Para os surdos, a relação com o mundo se efetiva tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua (L1) e o Português, na modalidade escrita, como a segunda (L2), de acordo com os pressupostos da Educação Bilíngue e Bicultural. Assim, considerando as diferenças linguístico-culturais da comunidade surda, é fundamental estabelecer contato desse grupo com seus pares e os ouvintes fluentes em Libras, buscando assegurar a acessibilidade linguística e o direito de aprender. Isso pressupõe respeitar a condição de um grupo social que representa minoria linguística, favorecendo o uso da Libras em diferentes espaços, além de valorizar a comunicação pautada nos aspectos visuais. Nesse sentido, este trabalho buscou compreender a importância dos recursos imagéticos para favorecer a aprendizagem e a autonomia dos estudantes. Em termos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem etnográfica, em que realizamos um levantamento bibliográfico sobre o uso da Pedagogia Visual no ensino de Ciências. Em seguida, propusemos uma sequência de atividades para estudar a temática “Sexo, sexualidade e reprodução humana”, buscando utilizar elementos da Pedagogia Visual para favorecer a aprendizagem em duas turmas do 8º Ano de Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Viçosa, Minas Gerais. A primeira turma tinha dezessete alunos, sendo um deles surdo, e a segunda quatorze. As atividades foram divididas em quatro aulas de cinquenta minutos e contaram com a participação do professor surdo, da Intérprete Educacional de Libras, da professora de Ciências e da pesquisadora. A temática em estudo mobilizou estratégias metodológicas lúdicas que colocaram os estudantes como protagonistas, dando destaque à Pedagogia Visual, além de favorecer a autono­mia e contribuir para o desenvolvimento sociocognitivo do/as participantes. Avaliamos que isso pode contribuir para novas investigações, tendo em vista a importância de se priorizar os recursos visuais no ensino de Ciências e Química em espaços inclusivos.

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Biografia do Autor

Vinícius Catão , Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Inclusiva pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG), mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG. Realizei estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, onde atuo no setor de Educação em Química. Tenho experiência profissional com temas relacionados ao ensino de Ciências/Química, espaços não formais de educação, formação inicial e continuada de professores/as, inclusão de surdos/as, educação bilíngue para surdos/as e diversidade na Escola, com trabalhos voltadas à educação sociocientífica e socioambiental, educação e cidadania, História da Ciência aplicada ao ensino, alfabetização científica e processos de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Vieira Silva, L. M., & Catão de Assis Souza, V. . (2023). Estudo da reprodução humana em um contexto inclusivo com estudantes surdos: em foco as aulas de Ciências para o Ensino Fundamental II. Revista Extensão & Cidadania, 11(20), 58-73. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12815