Looking forward: reflexões de duas futuras-professoras de inglês sobre a prática da conversação no Communication Café

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14436

Palavras-chave:

Professoras em formação, Conversação, Communication Café

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos alguns aspectos ligados às interações em língua inglesa observados durante os encontros do projeto de extensão Communication Café, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Listamos e analisamos aspectos observados durante os bate-papos – tipo de interações; nível de participação-interação; práticas que auxiliaram as discussões – e estabelecemos um paralelo destes com reflexões que apontam para perspectivas futuras (Looking forward) acerca de como democratizar a aprendizagem da habilidade de expressão oral em inglês (Freire, 2004). Segundo uma pesquisa da British Council (2014) e, ainda, segundo Ahmadi e Ahmadi (2017), a prática da habilidade de expressão oral em inglês recebe pouca atenção em muitos contextos de ensino e, consequentemente, poucas pessoas desenvolvem competências sociocomunicativas. Enquanto professoras em formação e colaboradas do Communication Café, refletiremos sobre essa questão a fim de problematizá-la e, possivelmente, interferir nas discussões que buscam por caminhos para lidar com os desafios ligados à prática da conversação. O projeto de extensão Communication Café objetiva criar um espaço interativo para a prática da conversação em inglês, sob uma perspectiva de aprendizagem colaborativa (Dewey, 1976). Neste estudo, a fim de analisar nossas experiências no projeto, apresentaremos trechos de diários reflexivos e anotações. Este estudo se encontra na área de estudos sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa, em especial, dos estudos ligados aos desafios de pensarmos o lugar da prática da conversação nos contextos de ensino. Este artigo deverá interessar a todos que buscam melhor compreender os rumos de uma educação mais holística e humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Moreno Botelho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Letras Modernas, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); discente voluntária do projeto de extensão Communication Café em 2023, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: 202010721@uesb.edu.br

Clarissa Costa e Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Assistente de
Lingua Inglesa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
Coordenadora do projeto de extensão Communication Café 2014 - presente. E-mail: clarissa.costa@uesb.edu.br

Glenda Dias Reinke Sodré, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Letras Modernas, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); discente bolsista do projeto de extensão Communication Café em 2023/2024, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. E-mail: 202010604@uesb.edu.br

Referências

AHMADI, S. M.; LEONG, L. M. An Analysis of Factors Influencing Learners' English Speaking Skill. International Journal of Research in English Education, Irã, v. 2, n. 1, mar. 2017. Disponível em: https://ijreeonline.com/article-1-38-en.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e bases para a Educação brasileira (LDB). Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1o A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino

e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Brasília, DF, 1996.

BRITISH COUNCIL. Learning English in Brazil: understanding the aims and expectations of the Brazilian emerging middle class. São Paulo: British Council Brasil, 2014. Disponivel em: https://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/pub_EstudoV13_EnglishInBrazil.pdf Acesso em: 10 jan. 2024.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Wiley, 2000.

CRYSTAL, D. English as a global language. 2nd edition. New York: Cambridge University Press, 2003.

DEWEY, J. Experiência e educação. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessarios a pratica educativa. Sao Paulo: Paz e Terra, 2004.

KERBRAT-ORECCHIONI, K. Análise da conversação: princípios e métodos. São Paulo, Parábola, 2006.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. 2nd edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

Pereira, C. M. B., Costa e Silva, C., & Sodré, G. D. R. (2024). Looking forward: reflexões de duas futuras-professoras de inglês sobre a prática da conversação no Communication Café. Revista Extensão & Cidadania, 12(21), 43-59. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14436

Edição

Seção

Artigos