Looking forward: reflexões de duas futuras-professoras de inglês sobre a prática da conversação no Communication Café
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14436Palavras-chave:
Professoras em formação, Conversação, Communication CaféResumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos alguns aspectos ligados às interações em língua inglesa observados durante os encontros do projeto de extensão Communication Café, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Listamos e analisamos aspectos observados durante os bate-papos – tipo de interações; nível de participação-interação; práticas que auxiliaram as discussões – e estabelecemos um paralelo destes com reflexões que apontam para perspectivas futuras (Looking forward) acerca de como democratizar a aprendizagem da habilidade de expressão oral em inglês (Freire, 2004). Segundo uma pesquisa da British Council (2014) e, ainda, segundo Ahmadi e Ahmadi (2017), a prática da habilidade de expressão oral em inglês recebe pouca atenção em muitos contextos de ensino e, consequentemente, poucas pessoas desenvolvem competências sociocomunicativas. Enquanto professoras em formação e colaboradas do Communication Café, refletiremos sobre essa questão a fim de problematizá-la e, possivelmente, interferir nas discussões que buscam por caminhos para lidar com os desafios ligados à prática da conversação. O projeto de extensão Communication Café objetiva criar um espaço interativo para a prática da conversação em inglês, sob uma perspectiva de aprendizagem colaborativa (Dewey, 1976). Neste estudo, a fim de analisar nossas experiências no projeto, apresentaremos trechos de diários reflexivos e anotações. Este estudo se encontra na área de estudos sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa, em especial, dos estudos ligados aos desafios de pensarmos o lugar da prática da conversação nos contextos de ensino. Este artigo deverá interessar a todos que buscam melhor compreender os rumos de uma educação mais holística e humana.
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