Programa de Educação Tutorial (PET): a qualidade e a excelência na formação humana e profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14660

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial (PET), Formação humana, Formação Profissional, Qualidade, Ensino Superior

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) visa elevar a qualidade da formação de graduandos por meio de atividades extracurriculares que integram ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior. Este relato de experiência se fundamenta em revisão bibliográfica, análise de documentos legais e nas avaliações das contribuições do PET para a formação acadêmica a partir das categorias qualidade e excelência no Ensino Superior, desenvolvidos na Universidade Estadual de Maringá. Os resultados evidenciam que o programa desempenha um papel crucial na formação integral dos graduandos, promovendo padrões científicos e formando novos quadros de cientistas e profissionais no país, nas mais diversas áreas de estudo, no qual também se prioriza as habilidades interpessoais. O PET enriquece a formação acadêmica e profissional dos estudantes, fomentando a integração entre as dimensões acadêmicas à luz da aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, contribuindo para a permanência dos alunos na universidade e aprimoramento da formação profissional e docente elevando a qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: jasmoreira@uem.br

Júlia Natália Zanqui Marques, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: ra124262@uem.br

Karen Figueredo Sette, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: ra125764@uem.br

Sabrina Vitória Maller Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE). Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: ra124057@uem.br

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, Vozes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa PET Conexões de Saberes. Brasília, DF, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17446-programa-pet-conexoes-de-saberes-novo Acesso em: 27 fev. 2024.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE no 42, de 4 de novembro de 2023. Brasília, DF, 2023b.

BRASIL. Portaria n.o 33, de 16 de fevereiro de 2023. Brasília, DF, 2023a

BRASIL. Resolução no 36, de 24 de setembro de 2013. Brasília, DF, 2013b.

BRASIL. Portaria no 343, 24 de abril 2013. Brasília, DF, 2013a. Disponível em:

http://sigpet.mec.gov.br/docs/Portaria_343_2013.pdf Acesso em: Acesso em: 10 maio 2024.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE no 42, de 4 de novembro de 2013. Brasília, DF, 2013c.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria MEC no 976, de 27 de julho de 2010. Brasília,

DF, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: Acesso em: 10 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa de Educação Tutorial – PET – Manual de orientações básicas. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 11.180, de 23 de setembro de 2005. Brasília, DF, 2005.

COIMBRA; Camila Lima; SILVA, Leonardo Barbosa e Silva; COSTA, Natália Cristina Dreossi. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, v. 47, e228764, 2021.

CRUB. Evasão e educação superior: 2,3 milhões abandonaram curso superior em 2021.

Brasília, DF, 2 jun. 2023. Disponível em: https://www.crub.org.br/evasao-e-educacao-superior-23-milhoes-abandonaram-curso-superior-em-2021/ Acesso em: 10 maio 2024.

MARTINS, I. L. Educação tutorial do ensino presencial: uma análise sobre PET. In: BRASIL. Ministério da Educação. PET - Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. p.12-21.

NEVES, Marcos Cesar Danhoni. O processo PET: correspondência de uma guerra particular. Maringá: LCV; Massoni, 2003.

PEDUZZI, Marina et al. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 18, supl. 1, p.1-20, e0024678, 2020.

ROSIN, Sheila Maria et.al. PET Pedagogia 20 anos: história e memória. In: PORTELA, Keyla Cristina Almeida.; SCHUMACHER, Alexandre José (Org.). Produção científica e experiências exitosas na educação brasileira. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 184-192.

SEMESP. Recente Mapa do Ensino Superior. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-13/ Acesso em: 10 jun .2024.

UEM. PEN. PET nas Escolas. Maringá, 2024. Disponível em: http://www.pen.uem.br/site/public/conteudo/2e7d9cc5ce02f9c41ad1cd1cb519b304f58d6a30 Acesso em: 10 maio 2024.

UEM. ASC. Programa de Educação Tutorial (PET) promove, no dia 26, evento cultural. Maringá, 22 nov. 2023. Disponível em: https://www.asc.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28460:programa-de-educacao-tutorial-pet-promove-no-dia-26-evento-cultural&catid=986&Itemid=211 Acesso em: 10 maio 2024.

UEM. CEP. Resolução n. 013/2024-CEP: Relatório Institucional Consolidado sobre os Grupos PET da UEM do ano de 2023. Maringá, 2024. Disponível em: http://www.scs.uem.br/2024/cep/013cep2024.htm Acesso em: 10 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

Moreira, J. A. da S., Marques, J. N. Z., Sette, K. F., & Almeida, S. V. M. (2024). Programa de Educação Tutorial (PET): a qualidade e a excelência na formação humana e profissional. Revista Extensão & Cidadania, 12(21), 252-268. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14660

Edição

Seção

Número Temático