UMA BRINQUEDOTECA NO PRESÍDIO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.9630Palavras-chave:
Brinquedoteca. Cárcere. Atividades formativas. Cidadania.Resumo
O presente artigo é reflexo do projeto de extensão “A PEDAGOGIA E A BRINQUEDOTECA: rompendo fronteiras” que se efetiva pelo atendimento de crianças, filhos dos presos, da Unidade Prisional de São Luís de Montes Belos – GO. O atendimento acontece na brinquedoteca, construída com todos os princípios de uma brinquedoteca, dentro do espaço prisional. Com a pandemia o projeto de extensão se ressignificou e tem realizado suas atividades de forma remota. Os acadêmicos envolvidos no projeto atuam como protagonistas de todo o processo, desde o planejamento das atividades, até a efetivação e avaliação. As atividades são de caráter formativo e educativo, tanto para os acadêmicos quanto para as crianças atendidas. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar como o projeto se efetiva, considerando o princípio da extensão acadêmica, processual e orgânica, pela práxis crítico emancipadora, em que a unidade teoria e prática alicerça a formação dos acadêmicos ao longo do ano, para que possam desenvolver as atividades com as crianças compreendendo o sentido de ser da ação.
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