UMA BRINQUEDOTECA NO PRESÍDIO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.9630

Palavras-chave:

Brinquedoteca. Cárcere. Atividades formativas. Cidadania.

Resumo

O presente artigo é reflexo do projeto de extensão “A PEDAGOGIA E A BRINQUEDOTECA: rompendo fronteiras” que se efetiva pelo atendimento de crianças, filhos dos presos, da Unidade Prisional de São Luís de Montes Belos – GO. O atendimento acontece na brinquedoteca, construída com todos os princípios de uma brinquedoteca, dentro do espaço prisional. Com a pandemia o projeto de extensão se ressignificou e tem realizado suas atividades de forma remota. Os acadêmicos envolvidos no projeto atuam como protagonistas de todo o processo, desde o planejamento das atividades, até a efetivação e avaliação. As atividades são de caráter formativo e educativo, tanto para os acadêmicos quanto para as crianças atendidas. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar como o projeto se efetiva, considerando o princípio da extensão acadêmica, processual e orgânica, pela práxis crítico emancipadora, em que a unidade teoria e prática alicerça a formação dos acadêmicos ao longo do ano, para que possam desenvolver as atividades com as crianças compreendendo o sentido de ser da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutoranda em Educação (PUC-GO). Doutora em Educação (UnB). Docente da Universidade Estadual de Goiás. Goiás, Brasil.

Wllisses Cavalcante Santos , Universidade Estadual de Goiás

Graduando de Letras, UEG Campus Oeste Sede São Luís de Montes Belos, Graduando de História (Unopar). Goiás, Brasil

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Kochhann, A. . ., Soares, A. P. F., & Santos , W. C. (2021). UMA BRINQUEDOTECA NO PRESÍDIO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Extensão & Cidadania, 9(16), 314-330. https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.9630

Edição

Seção

Número Temático