USO DE SOFTWARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.10524

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Softwares, Engenharia Civil, Estruturas

Resumo

A utilização de recursos computacionais no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas da área de estruturas dos cursos de Engenharia Civil, ainda é pouco explorada. Principalmente pela falta de recursos das instituições de ensino e pela falta de capacitação docente. Entretanto, essas ferramentas podem propiciar com que os estudantes conciliem a teoria acadêmica com a realidade do dia-a-dia dos profissionais da área. Para a elaboração do artigo foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfico, de modo a identificar a melhor forma de inserir o uso de softwares no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foram utilizadas legislações pertinentes ao tema abordado e as demais legislações da área da educação com foco na Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados dos estudos foram utilizados para elaborar uma ação de extensão com função de inserir e verificar o impacto da utilização do uso de softwares no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de estruturas do curso de Engenharia Civil do IFSC – Campus São Carlos. A avaliação da ação de extensão ratificou os resultados da pesquisa bibliográfica, os quais apontaram que a utilização de softwares na metodologia de ensino das disciplinas da área de estrutura do curso de Engenharia Civil é uma importante ferramenta para aproximar o ambiente de formação com a realidade vivenciada no mercado de trabalho dos engenheiros civis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Guimarães Borçato, A., Hackbarth, C. ., & Damaceno Aguida Melo, N. . (2022). USO DE SOFTWARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Extensão & Cidadania, 10(17), 84-100. https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.10524