REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO TUTOR EM UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Abstract
Sem dúvidas, é a internet um fenômeno que revoluciona a educação, na medida em que o acesso a rede é uma condição sine qua non para o sujeito ter acesso ao conhecimento digital. Observando o crescimento nas últimas décadas, bem como a preocupação com a disseminação e democratização do acesso à educação para atender a grande massa de educandos, evidenciou-se a importância da educação a distância, focalizando, entre vários aspectos, a relevante presença do professor tutor na modalidade de ensino a distância e o crescente uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).Realizada, a princípio, por meio de correspondência, posteriormente atravésdo uso de meios de comunicação como o rádio e a televisão associados amateriais impressos enviados pelo correio. No contexto educacional moderno,indagações pertinentes contemplam essa nova e crucial realidade que se impõenuma velocidade inusitada. A condição de inércia das estruturas educacionaisvai de encontro a velocidade das mudanças cibernéticas. A resistência em manter modelos tradicionais na educação, sem a utilização de recursos tecnológicos inovadores, é que motivou essa pesquisa, bem como delinear os conflitos paralelos à cibercultura que se entrelaçam no desenvolvimento de estruturas educacionais. A chegada das TICs abriu novas perspectivas para a educação online, levando as instituições de ensino superior e hipermídia a se dedicarem a essa modalidade. A partir de experiências em tutoria em Educação a Distância (EAD), foi possível perceber a importância do papel do tutor para os cursos nessa modalidade.Palavras-chave: Educação a Distância. Mídias na Educação. Tutoria.